sábado, 27 abril, 2024
27.5 C
Brasília

Bogna Janke diz que termos do acordo Mercosul/UE devem beneficiar ambas as partes

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

Na terceira parte da entrevista,  a embaixadora da Polônia,  Bogna Janke,  fala sobre a posição polonesa em relação ao acordo Mercosul/União Europeia.

Janke lembra que tanto o Brasil quanto a Polônia são grandes produtores de alimentos.  “A Polônia é o maior exportador de aves da Europa”, afirma a diplomata, acrescentando que os produtos poloneses são vendidos em muitos países da Europa porque são saudáveis e saborosos.

A União Europeia tem cerca de 450 milhões de habitantes,  o que a torna um dos maiores mercados consumidores do mundo. A Polônia tem quase 40 milhões de habitantes.  “Meu país, como membro importante da UE é a quinta maior economia da União Europeia,  a vigésima do mundo “, disse a embaixadora. 

A embaixadora ressalta que diferentes regras de produção estão vigentes em ambos os mercados (Mercosul e UE) o que influencia o preço dos produtos. “É nosso dever proteger os interesses dos agricultores poloneses, pois eles são parcela importante da nossa economia.

A entrada do Brasil na UE significa não só aumentar as exportações,  mas conquistar novos clientes e aumentar a competitividade no mercado internacional. A embaixadora polonesa diz que é essencial que o Brasil negocie os termos do acordo de forma a beneficiar ambas as partes.

spot_img
spot_img