segunda-feira, 29 abril, 2024
21.5 C
Brasília

Em Karachi, visitei a casa onde viveu Muhammad Ali Jinnah

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

Em Karachi visitei a casa onde viveu Muhammad Ali Jinnah, o fundador do Paquistão moderno. Jinnah foi o primeiro governador geral do Paquistão.

Ele trabalhou para estabelecer o governo e as políticas da nova nação e ajudou os milhões de refugiados muçulmanos que deixaram a Índia após a separação do país do Grande Império Britânico. Jinnah supervisionava pessoalmente a criação de campos de refugiados.

Jinnah morreu aos 71 anos,  logo após a criação do Paquistão. De acordo com seu biógrafo, Stanley Wolpert , ele continua sendo o maior governante do Paquistão.

No início da carreira política, Jinnah defendeu a unidade hindu-muçulmana e ajudou a redigir o Pacto de Lucknow de 1916 entre o Congresso e a Liga Muçulmana. Alguns anos depois, ele chegou à conclusão de que os muçulmanos deveriam ter seu próprio estado e a Liga Muçulmana aprovou a resolução de Lahore pedindo uma nação separada.

As duas partes concordaram com uma solução de dois estados: a Índia predominantemente hindu e um país predominantemente muçulmano chamado Paquistão.

📸Claudia Godoy
spot_img
spot_img