sexta-feira, 17 maio, 2024
16.5 C
Brasília

História de amor encanta visitantes do Lago Keenjhar, no Paquistão

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

Esta história que vou contar é talvez a única história de muito amor realizado sem busca impotente que existe no mundo.

Jam Tamachi era um príncipe Samma, governante de Sindh, em Thatta, Paquistão. Às margens do Keenjhar, um dos três lagos entre Jherruk e Thatta, ainda são visíveis paredes quebradas que marcam o local de uma antiga vila de pescadores.

Uma garota pescadora, chamada Noori, teria atraído a atenção de Jam Tamachi, que se apaixonou perdidamente por ela e a colocou acima das outras mulheres de sangue real.

Esta história pode ser apenas uma lenda que já foi recontada muitas vezes e é freqüentemente usada como metáfora do amor divino pelos sufis. Mas é linda.

Sua versão mais bonita é encontrada no compêndio poético Shah Jo Risalo de Shah Abdul Latif Bhitai.

A história também aparece em Shah Jo Risalo e faz parte de sete romances trágicos populares de Sindh, no Paquistão. Os outros seis contos são Umar Marvi , Sassui Punnhun, Sohni Mehar , Lilan Chanesar, Sorath Rai Diyach e Momal Rano , comumente conhecidas como as Sete Rainhas de Sindh ou as Sete heroínas de Shah Abdul Latif Bhittai .

Esta lenda foi recontada inúmeras vezes e é freqüentemente usada como metáfora do amor divino pelos sufis.

Ainda segundo a história, Noori foi enterrada no meio do lago Keenjhar, no Paquistão. Seu último local de descanso é visitado por centenas de turistas diariamente.

📸Claudia Godoy

spot_img
spot_img