segunda-feira, 17 junho, 2024
10.5 C
Brasília

Exposição Densho: o Caminho do Sumi-e no Brasil

OUTROS DESTAQUES

Período: 02/05/24 – 31/05/24
Local: Foyer da Câmara legislativa do Distrito Federal – CLDF.

Contaremos com a presença e participação do Senhor Embaixador do Japão no dia 29 de maio de 2024, às 19:00h.

A exposição Densho: o Caminho do Sumi-e no Brasil, reflete livro homônimo, de autoria de Hiromi Takano. Nesse livro, o Sumi-e é apresentado como uma arte do Dō, artes cujo aprendizado ocorre pela tradição oral, pela observação e pela prática, ou seja, pelo Denshō. A prática da pintura Sumi-e contribui para o desenvolvimento humano, tanto no plano do talento artístico quanto no plano do autoconhecimento e do refinamento do praticante.

A Exposição foi idealizada e será realizada por Hiromi Takano. Além das obras da própria artista, o acervo contará com obras de artistas convidados: Sr. Teiji Hayashi, Embaixador do Japão no Brasil; Mestre Ransui Yakata (Japão) e Mikhaela Kawahara.

São objetivos da Exposição divulgar o Sumi-e ao público brasiliense, comemorar os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil e contribuir para estreitar os laços de amizade entre o Brasil e o Japão, por meio da Arte e da Cultura.

A exposição também abre espaço para que vinte alunos da escola pública CED Agrourbano Ipê, Riacho Fundo II, apresentem pinturas de sua autoria, produzidas durante o projeto Sumi-e, Arte para a Educação e o Bem-Estar, realizado por Hiromi Takano, em 2022, com o apoio do Excelentíssimo Sr. Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji.

Em conjunto com a exposição haverá o lançamento do livro mencionado acima, Densho: o
Caminho do Sumi-e no Brasil, tema da exposição, de autoria das artistas Hiromi Takano e Mikhaela Kawahara, e prefaciado pelo Sr. Embaixador.

Durante o período da exposição serão realizadas oficinas gratuitas de Sumi-e com membros e servidores da Casa, além do público em geral.

No dia 24 de maio, às 18:00 horas, haverá Cerimônia do Chá, apresentada pela Sra. Fukuda. A Cerimônia do Chá também é uma Arte do Dô, assim como o Sumi-e.

No dia 29 de maio, às 19:00 horas, será realizado o encerramento da Exposição, com a presença do Sr. Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, do Sr. Presidente da Câmara, Wellington Luiz, e de outras autoridades.

Nesse dia do encerramento, haverá demonstração de pintura Sumi-e, realizada em conjunto, “a três mãos”, pelos artistas Emb. Hayashi Teiji, Hiromi Takano e Mikhaela Kawahara. Essa pintura será doada para compor o acervo da Casa Legislativa do Distrito Federal.

Ao longo dos últimos seis anos, a artista Hiromi Takano vem divulgando o Sumi-e, uma arte essencialmente japonesa, que chegou na bagagem dos primeiros imigrantes, mas que hoje, por meio do trabalho dessa artista, é uma arte voltada para a temática brasileira e para as demandas atuais, como as da arte-educação, do meio ambiente e do bem-estar.
A arte Sumi-e e a Cerimônia do Chá constituem uma oportunidade para a troca de experiências entre pessoas com origens, histórias e culturas diferentes. Essas pessoas encontram nessas artes a cooperação e o espaço para partilharem conhecimentos e experiências, ampliando a sua visão de mundo.

O cronograma do Encerramento da Exposição, no dia 29/05/2024, prevê:
1. Palavras do Presidente da CLDF, às 19:00 horas;
2. Boas-vindas e agradecimento à CLDF, ao Excelentíssimo Sr. Embaixador e ao Mestre
Ransui Yakata, pelas artistas Hiromi Takano e Mikhaela Kawahara;
3. Palavras do Excelentíssimo Sr. Embaixador, Hayashi Teiji;
4. Encerramento da Exposição, com as palavras do Sr. Embaixador, Hayashi Teiji, das
artistas Hiromi Takano e Mikhaela Kawahara e do Conselho Curador.
5. Demonstração de pintura Sumi-e pelos artistas;
6. Encerramento do evento às 22:00h.

 

spot_img
spot_img