sábado, 18 maio, 2024
23.5 C
Brasília

Kinn Franco: experiência dá a Morales papel importante na nova etapa da vida política boliviana

OUTROS DESTAQUES

 
“O presidente Evo Morales tem um papel importante pela experiência de 14 anos no governo”, disse o ex-embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco, hoje (19), após a confirmação de que Luís Arce (MAS) será o novo presidente da Bolívia. Segundo apontam as pesquisas de boca de urna, Arce venceu as eleições bolivianas com 52% dos votos contra 31% do ex-presidente Carlos Mesa.
 
A Bolívia passou por um golpe político, em novembro do ano passado, que resultou na saída do ex-presidente Evo Morales do poder, depois de 14 anos na presidência. “Morales deu um grande/histórico aporte ao país e tem de receber reconhecimento por isso”, afirmou Kinn Franco.
 
Segundo informou o ex-embaixador boliviano no Brasil, no ano passado, as previsões eram de crescimento do PIB boliviano de 4%, de janeiro a outubro. “Com a crise e o novo governo autoproclamado a expectativa agora é de retração de 11% do PIB para este ano”, informou Kinn Franco.
 
Ex-ministro da Economia de Morales, Arce é um dos arquitetos do “boom” boliviano durante o governo de Evo Morales. Ele é um economista experiente. Durante seis, dos 14 anos (do governo do ex-presidente Evo Morales) a Bolívia ocupou o primeiro lugar em crescimento do PIB nas Américas.
O ex-ministro da Economia, Luis Arce, que agora será o presidente da Bolívia, ao lado do ex-presidente Evo Morales. Foto: divulgação.
Veja a entrevista:
1- Bacuri Notícias – O senhor se surpreendeu com o resultado das eleições bolivianas?
José Kinn Franco – Na verdade, não. O resultado é certo, verdadeiro. Neste ano, o governo de transição fez uma gestão ruim, trabalhou mal a Saúde, gerou crise econômica e escândalos de corrupção. O povo compreendeu que o MAS é o melhor caminho.
 
2- Bacuri Notícias– Na sua opinião, a vitória do MAS será aceita por toda a oposição apesar da polarização política do país?
José Kinn Franco – O resultado indiscutível dos votos (pesquisas de boca de urna indicam vitória de Arce com 52% dos votos) é a razão da aceitação pela oposição. Esperamos que Luis Arce seja o vencedor com 56% ou 58% dos votos, o que não deixa possibilidade de não reconhecerem a vitória. Inclusive já houve o reconhecimento da derrota pelos opositores. Não há possibilidade de retorno. O resultado mostra que o povo compreende os seus direitos e não será mais enganado. É um caminho sem volta.
 
3 – Bacuri Notícias – Quais são os principais objetivos do governo do presidente Luis Arce?
José Kinn Franco – A proposta é a de atender a Saúde, resolver a crise econômica (sobretudo o emprego) e reativar o mercado interno, com medidas de assistência à população. Dinamizar o mercado interno.
 
4- Bacuri Notícias – Qual o papel do ex-presidente Evo Morales nesta nova etapa da vida política boliviana?
 
José Kinn Franco – O presidente Evo Morales tem um papel importante pela experiência de 14 anos no governo. Ele deu um grande/histórico aporte ao país e tem de receber reconhecimento por isso.
No ano passado, as previsões eram de crescimento do PIB de 4%, de janeiro a outubro. Com a crise e o novo governo autoproclamado a expectativa agora é de retração de 11% do PIB para este ano.
Arce é um dos arquitetos da economia boliviana durante o governo de Evo Morales. Ele é um economista experiente. Durante seis, dos 14 anos (do governo do ex-presidente Evo Morales) a Bolívia ocupou o primeiro lugar em crescimento do PIB nas Américas.
 
spot_img
spot_img