Safra agrícola deverá bater recorde este ano

A safra agrícola brasileira deste ano deverá bater novo recorde. Pelas estimativas, em 2019 a colheita brasileira deverá ser a segunda maior já registrada desde que a série histórica foi criada, em 1975. Só será menor que a safra registada em 2017, que foi de 240,6 milhões de toneladas.

A estimativa é de uma colheita 3,1% maior que a produção registrada em 2018. A estimativa é do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A previsão é de uma colheita de 233,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas.

A última previsão do IBGE, feita em dezembro, apontou uma produção de 226,5 milhões de toneladas em 2018, 5,9% inferior ao total de 2017.

A soja, o milho e o feijão deverão registrar os maiores aumentos de produção. Mas deverá haver queda na colheita de arroz, feijão, trigo e sorgo.
 
A região Sul deverá liderar na produção, com 5% de crescimento. O Centro-Oeste deve vir em seguida, com aumento de 2,8%.


 



.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.