Romênia celebra presidência da UE e chegada da Páscoa ortodoxa


A chegada da Romênia, pela primeira vez, à presidência do conselho da União Europeia, foi celebrada, nesta segunda-feira (29), com almoço de Páscoa, na sede da representação diplomática, em Brasília. Sem contar a pasca e o drop, pratos típicos da Páscoa romena, a presidência ”pro tempore” foi o prato principal.

O embaixador da Romênia, Stefan Mera, apresenta à imprensa os desafios e metas romenos durante a presidência no conselho da UE. Foto: Claudia Godoy.

O embaixador da Romênia, Stefan Mera, afirmou que o grande desafio romeno durante a presidência “pro tempore” será fortalecer os valores comuns dos 28 países que formam o bloco”. 

Mera lembrou que este é um ano de definição para a UE, com a saída do Reino Unido e as eleições europeias, a serem realizadas de 23 a 26 de maio. 

A Romênia receberá, no próximo dia 9 de maio, uma cimeira do Conselho Europeu, para discutir o futuro do bloco. Também este ano, a União Europeia discute o orçamento de longo prazo, o QFP, o Quadro Financeiro Plurianual.

A embaixatriz romena, Lígia Mera, que é médica, e preparou pessoalmente os pratos típicos da Páscoa romena para os jornalistas convidados ao almoço. Foto: Claudia Godoy.

A embaixatriz romena, Lígia Mera, que é médica, preparou pessoalmente os pratos típicos romenos de Páscoa. Ela apresentou à imprensa a pasca (um bolo doce com queijo e passas) e o drop (uma mistura de miúdos de cordeiro com ovo, cebola verde e outras verduras), que são os pratos mais tradicionais.

Funcionários da embaixada acompanham o embaixador e a embaixatriz durante o almoço de Páscoa.

Além disso, a embaixatriz preparou enfeites com flores que foram distribuídos pelos diversos espaços da representação diplomática.

Os romenos são de maioria ortodoxa e por uma divergência de calendários, eles comemoram a Páscoa 13 dias depois da católica.

O almoço de Páscoa contava, ainda, com bebidas típicas romenas, como a cachaça de ameixa, vinhos e espumantes.

Os representantes da Garrafeira presentes à embaixada romena.

A Garrafeira, loja especializada em importação de vinhos do leste da Europa, estava presente com cerca de 40 rótulos de vinhos romenos para servir aos jornalistas convidados.


Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Romênia celebra presidência da UE e chegada da Páscoa ortodoxa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.