Romênia assume presidência da União Europeia pela primeira vez

A Romênia assumiu, neste semestre, a presidência da União Europeia pela primeira vez. O bloco é formado por 27 Estados membros e vive momento de agitação em função do Brexit, o processo de saída dos britânicos da UE.

A Romênia

Com o intuito de informar sobre a situação atual da Romênia e aproveitando para comemorar a chegada da Páscoa, o embaixador romeno, Stefan Mera, recebe jornalistas, no próximo dia 29, na sede da representação diplomática, em Brasília. “Iremos conversar sobre a Romênia atual e aproveitar para apresentar um pouco da nossa comida e bebida de Páscoa”, disse o ministro conselheiro romeno, Valério Ruso, que conversou com Bacuri Brasil porque o embaixador Mera está em viagem à trabalho.

A Romênia entrou para a UE em 2007. Os Estados que formam o bloco assumem a presidência do conselho da UE, de forma rotativa, a cada seis meses.

O embaixador da Romênia, Stefan Mera.

A embaixatriz da Romênia, Lígia Mera, que é médica, está preparando o almoço especial com pratos típicos da Páscoa romena. Ela servirá um coquetel e almoço acompanhados de bebidas típicas, como vinho, espumante e aguardente de ameixa. “Comecei a cozinhar muito tarde e vejo a culinária como um grande desafio. Mas serviremos uma comida típica, caseira com adaptações”, disse a embaixatriz.

A embaixatriz da Romênia, Lígia Mera, que é médica, mas aprendeu a preparar as delícias romenas de Páscoa.

No Brasil não temos alguns ingredientes essenciais para a preparação de algumas receitas romenas, como um tipo de queijo semelhante ao feta, por exemplo.

Um dos pratos romenos de Páscoa, acompanhado dos ovos coloridos.

Na celebração da Páscoa, os romenos tradicionalmente comem carne de cordeiro, sarmale (feito com carne picada envolvida em folhas de uva ou repolho), zacusca (tomates, pimentões, berinjela e cebola refogados) e fasole batuta (creme de feijão branco). Eles também enfeitam as mesas de Páscoa com ovos coloridos.

O sarmale, que é feito com folha de uva ou de repolho.

De sobremesa, eles costumam saborear bolos doces típicos à base de queijo, como cosanac e pasca.

O bolo de Páscoa romeno chamado de cosanac.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.