República Tcheca: da Idade Média à Contemporânea

Com séculos de história e considerado o 6º país mais seguro do mundo para se viver, a capital tcheca, Praga, é uma das mais visitadas do mundo. O país cresceu 4,3% em 2007, com desemprego de 2%, o que significa pleno emprego. Apesar dos dados positivos, o país continua fazendo planos para o futuro. “Queremos investir na alta tecnologia, na nanotecnologia”, disse a embaixadora tcheca no Brasil, Sandra Linkensederova.

Linkensederova na sede da representação diplomática, em Brasília.

Repleta de catedrais, monumentos, palácios, jardins, além de possuir a incrível rota da cerveja, o país onde nasceu Franz Kafka consegue viajar da Idade Média à Contemporânea. Eles produzem cerveja desde o ano 993, e na Cervejaria Duas Gatas, instalada num edifício do século 13.

Se aqui , no Brasil, temos a loira gelada ou a morena Verão da cervejaria Itaipava, os tchecos servem a cerveja clara (gata clara) e a escura (gata escura).

A Cervejaria das Duas Gatas, em Praga.

Desde o século VIII, a República Tcheca é um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo. A Boêmia, uma das províncias que formam a República Tcheca junto com a Morávia, tem fama mundial pelas cidades de Pilsen e Budweis, nomes das icônicas cervejas.

Em Praga, o relógio astronômico de 1410 registra com precisão a hora certa. A cada hora uma caveirinha puxa a corda e bustos dos apóstolos desfilam no alto da torre. O relógio teria sido feito com o intuito de imitar as órbitas do sol e da lua ao redor da Terra.

Desde 1410, o relógio astronômico registra com precisão a hora certa.
A comida tcheca lembra a alemã, com pratos como a salsicha.

A comida tcheca lembra a alemã, com pratos à base de carne de porco ou vaca, acompanhado de batata, salsicha, linguiça e arroz.

Os maravilhosos telhados da República Tcheca encantam pela sua beleza.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.