Programa Jovens Embaixadores leva mais 50 alunos das escolas públicas para os EUA

Esta é a 18 edição do Programa Jovens Embaixadores, que é um intercâmbio de três semanas patrocinado pela Embaixada e consulados dos Estados Unidos, mas que conta também com a participação da iniciativa privada e do governo.

Os estudantes receberam treinamento de preparação para a viagem em Brasília, antes de partir. Foto: Claudia Godoy.

Os estudantes chegaram a Brasília no dia 6 de janeiro para receber orientação para a viagem, além de visto. Eles tiveram, ainda, um encontro com o Encarregado de Negócios da embaixada norte-americana, William Popp.

Os selecionados são do ensino médio da rede pública brasileira e têm de 15 a 18 anos, excelência acadêmica, conhecimento da língua inglesa e estão engajados em iniciativas de empreendedorismo social.

Ana Claudia, 18 anos, estudante de Campo Grande, é uma das alunas que irá para os EUA. Será a primeira viagem internacional dela. “Estou muito animada porque irei participar de um projeto que poderá melhorar os serviços oferecidos na minha comunidade”, disse Ana.

A estudante Ana Claudia, 18 anos, é de Campo Grande e sonha em aplicar no Brasil o conhecimento que adquirir nos Estados Unidos. Foto: Claudia Godoy.

Já o Kaio de Sousa Ribeiro, vive em Santa Maria, cidade distante cerca de 40 quilômetros de Brasília, e participou do programa no ano passado. Ele hoje cursa Letras, na Universidade de Brasília. Ribeiro disse que o intercâmbio foi transformador em sua vida. “Foi transformador não só culturalmente, mas por tudo o que aprendemos lá. Influenciou a minha vida no sentido de que agora sei que posso fazer muito mais coisas”, disse ele, que este ano participou da preparação do grupo que foi para os EUA.

O Kaio de Sousa Ribeiro viajou aos Estados Unidos, no ano passado, pelo Programa Jovens Embaixadores. “Transformadora”, disse. Foto: Claudia Godoy.

O intercâmbio acontece de 10 a 29 de janeiro com uma programação exclusivamente voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social.

No último dia 10, os estudantes embarcaram para a capital dos EUA, Washington D.C. Depois, seguiram em grupos menores para quatro diferentes cidades americanas:  Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Seattle (Washington), Raleigh (Carolina do Norte), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

O grupo completo conta com 50 alunos. Foto: Claudia Godoy.

Durante essas três semanas, o grupo participará de reuniões com autoridades do governo dos EUA, de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. 

No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área empreendedorismo que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil. 

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Programa Jovens Embaixadores leva mais 50 alunos das escolas públicas para os EUA

  1. Thanks for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do a little research about this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I am very glad to see such fantastic info being shared freely out there.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.