PIB da Zona do Euro volta a crescer no primeiro trimestre deste ano

O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro voltou a crescer neste primeiro trimestre e 2019. A alta foi de 0,4% em relação ao último trimestre de 2018. Os dados são da agência de estatísticas do bloco, a Eurostat.

Quando comparada ao primeiro trimestre do ano passado, a alta foi de 1,2%. Estão incluídos nesta estimativa os 19 países que compartilham a moeda europeia. De acordo com a Eurostat, os dados ainda passarão por uma revisão.

A encarregada de Negócios da embaixada da Polônia tem motivos para estar feliz. Os poloneses são destaque quando o assunto é crescimento do PIB. Foto: Claudia Godoy.

Se considerados os 28 países que fazem parte da UE, o PIB cresce 0,5% frente aos últimos três meses de 2018, e 1,5% ante o mesmo período do ano passado.

A Hungria, com crescimento de 1,5%, seguida pela Polônia, com 1,4% e a Bulgária, com 1%, são os países que registraram maior crescimento. Só a Lituânia registrou contração na economia, de 0,3%. 

Ainda de acordo com os dados da Eurostat, ainda no primeiro trimestre, o nível de emprego cresceu 0,3% tanto na zona do euro quanto na União Europeia, na comparação com o quarto trimestre de 2018.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado, a expansão no emprego foi de 1,3% na zona do euro, e de 1,1% entre os 28 países que formam a UE.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.