Para lembrar jantar mundial em homenagem à gastronomia francesa, Olivier Anquier assina sobremesa na Embaixada da França

A Embaixada da França recebeu na noite desta quarta-feira (27), em Brasília, o chef franco-brasileiro, Olivier Anquier, que assina uma sobremesa especial, no jantar. É um “ris au lait” ou arroz doce, uma receita do pai do chef.

O chef, Olivier Anquier, cercado por assessoras de imprensa. Foto: Claudia Godoy.

O evento lembra os 5 anos do “Goût de France”, jantar mundial realizado em homenagem à gastronomia francesa, marcado para todos os anos, no dia 21 de março, nos cinco continentes. O “Goût de France” deste ano tem como tema o desenvolvimento sustentável e a região de Provence, na França.

Busto do filósofo helenístico Epicuro, que viveu no século IV a.c.

O evento é inspirado nos jantares de Epicuro, filósofo grego helenístico, do século IV a.c, que pregava a procura dos prazeres moderados para atingir o estado de tranquilidade e libertação do medo.

O embaixador da França, Michel Miraillet, lembrou que desde que o evento foi criado milhares de pessoas em todo o mundo puderam apreciar um jantar à francesa em 4 atos, com entrada, prato principal, queijos e sobremesa.

O embaixador da França, Michel Miraillet, com alguns chefs presentes ao jantar, realizado na Embaixada da França. Foto: Claudia Godoy.

Estiveram presentes ao jantar vários embaixadores, embaixatrizes e a imprensa de Brasília.

O embaixador da Sérvia, Veljko Lazic (esquerda), o acompanhado pelo colega de Angola, Nelson Manuel Cosme e embaixatriz, além de o embaixador da Alemanha, Georg Witschel (à direita) prestigiaram o jantar.

Este ano, o Goût de France contará com 5 mil participantes em todo o mundo, 47 deles no Brasil e deste total, 25 só em Brasília. Isso demonstra que Brasília vem se tornando referência em gastronomia no país.

Para participar do Goût de France, no próximo dia 21 de março, restaurantes de Brasília, Goiânia, Alto Paraíso, Belém e Cuiabá estarão servindo menus de inspiração francesa.

A ideia é que 5% dos lucros das refeições sejam revertidos à fundação “No More Plastic” engajada com a proteção dos oceanos. Veja a lista de restaurantes que participam:

São 47 restaurantes participantes do Goût de France no Brasil, deste total 25 em Brasília, o que demonstra a importância gastronômica da cidade.


Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Para lembrar jantar mundial em homenagem à gastronomia francesa, Olivier Anquier assina sobremesa na Embaixada da França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.