Os tesouros da Bolívia na celebração de independência

O Salar de Ayuni, o Lago Titicaca, Tiahuanaco, os Andes, as Missões Jesuíticas. Alguns dos maiores tesouros da Bolívia foram lembrados pelo embaixador da boliviano, José Kinn Franco, durante a celebração da data nacional, nesta segunda-feira (5), na sede da representação diplomática, em Brasília.

A embaixatriz da Bolívia, Gilda Ruiz, junto ao embaixador boliviano, José Kinn Franco, recebe a diplomata do Cazaquistão, Aissulu Dossybayeva. Foto: Claudia Godoy.
Bolo que lembra o aniversário de amizade entre Brasil e Bolívia. Foto: Claudia Godoy.

A festa foi nesta segunda-feira (05), na embaixada boliviana, em Brasília. “Cada vez mais brasileiros viajam para a Bolívia”, disse o embaixador. A Bolívia celebra a declaração de independência em 6 de agosto de 1825. “São também 152 anos de amizade com o Brasil”, disse o embaixador boliviano, José Kinn Franco.

Dança típica boliviana apresentada na celebração dos 152 anos de amizade entre Brasil e Bolívia, na sede da representação diplomática, em Brasília. Foto: Claudia Godoy.

Kinn Franco destacou, também em seu discurso, as propostas apresentadas à ONU (Nações Unidas) de instituir o Dia da Mãe Terra, uma homenagem aos índios e ao meio ambiente. O intuito das homenagens é promover os cidadãos do mundo.

Apresentação de dança boliviana, na celebração da embaixada da Bolívia. Foto: Claudia Godoy.

O embaixador lembrou a reivindicação marítima da Bolívia. O Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, decidiu contra as pretensões bolivianas. No entanto, segundo Kinn Franco, o tribunal deixou as portas abertas para futuras negociações com o Chile. “Não impede que continuemos o diálogo com o Chile, ainda podemos sentar e encontrar uma saída “, disse Franco.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.