“Ombudsman” da Camex pela primeira vez atende empresas estrangeiras no país

As empresas estrangeiras presentes no Brasil têm agora um “ombudsman” na Camex, a (Câmara de Comércio Exterior). O secretário- executivo, Carlos Pio, pela primeira vez tem a tarefa de processar demandas apresentadas pelas multinacionais e buscar desenlaces para os problemas que envolvam os órgãos da administração pública da União e nos estados.

Esse mecanismo de consulta para empresas de fora nunca foi efetivamente implementado no Brasil. Pio é cientista político adepto do liberalismo e defensor da abertura da economia. Pernambucano, foi professor do Instituto Rio Branco.

O secretário-executivo, Carlos Pio, (centro). Foto: divulgação.

A ideia é que Pio não agirá sozinho, mas com um colegiado de especialistas. Ele terá uma equipe de técnicos das áreas tributária, da Receita Federal e de auditoria do Trabalho.

O “ombudsman” oferecerá, ainda, plataforma “on line” onde investidores poderão consultar leis e regulamentos e enviar dúvidas para a Camex.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.