Francisco Guerreiro, do PAN, surge como promessa de boas notícias no Parlamento Europeu

Junto aos Verdes, que ganharam força nas últimas eleições do Parlamento Europeu, um eurodeputado em especial chamou a atenção. Foi Francisco Guerreiro, 34 anos, do PAN (Pessoas-Animais-Natureza). Português, ele é casado, tem duas filhas, dois gatos e uma coelha que dizem ser brava. Todos os animais são adotados. Além disso, tem o hábito de recolher lixo nas praias.

Francisco Guerreiro, do PAN.

As eleições para o Parlamento Europeu, que terminaram no domingo passado, confirmaram a ascensão dos partidos populistas e de extrema-direita. Mas a luta pelo meio ambiente e direitos humanos causou impacto considerável.

A legenda foi fundada em 2009 e se intitula de centro-esquerda.

O PAN luta pela defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, tem causas de defesa dos gays, crianças e das mulheres. “Acredito que na Europa poderemos continuar o trabalho de transformação social que o PAN, com apenas um deputado, tem alcançado na sociedade portuguesa”, disse Guerreiro.

Juntos aos Verdes, que subiram muito, os chamados eurocéticos, partidos que são contrários à União Europeia, também ganharam força no parlamento.

Por outro lado, os centristas, que dominam o Parlamento Europeu historicamente, perderam mais de 70 cadeiras e precisarão formar uma aliança para manter a maio

As eleições para o Parlamento Europeu foram acompanhadas de perto não só pelos 28 países que participaram do pleito, mas também por Washington, Pequim e Moscou, que estão de olho em sinais de força ou fraqueza na Zona do Euro.

Na Alemanha, entre os eleitores abaixo dos 30 anos, o Partido Verde ganhou 33% dos votos. Isso mostra que a esquerda está mais verde e a juventude está muito mais preocupada com as pautas relacionadas ao meio ambiente.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.