Musthafa Mohamed Jaffer, o embaixador do Sri Lanka, destaca resiliência do povo em data nacional

O Embaixador de Sri Lanka no Brasil, Musthafa Mohamed Jaffer, destacou os avanços do país após a independência, obtida em 1948, durante discurso na recepção oferecida no último dia 4 de fevereiro em Brasília.

O embaixador do Sri Lanka durante o discurso por ocasião da data nacional e celebração do aniversário das relações diplomáticas com o Brasil. Foto: Claudia Godoy.
Convidados presentes à festa cingalesa: o embaixador do Japão, entre outros. Foto: Claudia Godoy.

O Itamaraty foi representado pela Embaixadora Maria Izabel Vieira, diretora do Departamento de Índia e Ásia Meridional, que ressaltou o fato de o país asiático ter escolhido o Brasil para instalar sua única embaixada na América do Sul. Aliás, a recepção também comemorou os 60 anos de relações diplomáticas entre ambos os países.

Os convidados presentes ao jantar oferecido pela Embaixada do Sri Lanka, em Brasília. Foto: Claudia Godoy.


Além do jantar oferecido aos convidados, eles puderam tomar, no final do evento, o delicioso chá do Ceilão, considerado um dos melhores do mundo pelos especialistas.
Em seu discurso, Musthafa Mohamed Jaffer destacou a resiliência do povo cingalês, que durante décadas enfrentou problemas como terrorismo e separatismo, tendo lutado contra a pobreza e desastres natural. No entanto – ressaltou – o país asiático tem mantido seu compromisso fundamental com um sistema que respeita e valoriza a liberdade, a democracia, a diversidade e o desenvolvimento sustentável.

O presidente do país é o tenente-coronel Gotabaya Rajapaksa. Foto: Wikipédia.


Acrescentou que o governo que assumiu em novembro passado, sob a liderança do Presidente Gotabaya Rajapaksa e do Primeiro-Ministro Mahinda Rajapaksa, apresentou medidas concretas para construir uma nação segura, unificada e próspera, com uma economia pujante.

Percy Mahendra “Mahinda” Rajapaksa, o primeiro-ministro do Sri Lanka. Foto: Wikipédia.


O Embaixador destacou alguns rubros de exportação do país, entre eles a canela e o chá, assim como o fato de que Sri Lanka continua sendo um importante destino turístico internacional, que inclusive vem atraindo cada vez mais os visitantes brasileiros. Ele manifestou a disposição de seu país de se aproximar cada vez mais do Brasil do ponto de vista econômico e saudou as iniciativas do Presidente Jair Bolsonaro para estreitar a cooperação com a Ásia e o Pacífico.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.