Mera celebra data nacional lembrando queda do Muro, Revolução Romena e prêmio a Lucchesi

“A queda do Muro de Berlim mudou o destino do povo que estava atrás da Cortina de Ferro(…) A única via era a luta, no mais próprio sentido da palavra”, disse o embaixador da Romênia, Stefan Mera, no último dia 28, durante a celebração da Data Nacional romena, na sede da representação diplomática, em Brasília. Também foram lembrados os 30 anos da Revolução Romena.

O embaixador romeno discursa para os convidados (acima). A embaixatriz da Romênia, Ligia Mera (baixo à esquerda) e o bufê com pratos típicos servido na embaixada. Fotos: Claudia Godoy.

“Sem essa mudança heroica eu não estaria na diplomacia”, completou o diplomata. Ele ressaltou que os últimos anos foram de adaptação e consolidação para a Romênia, que hoje é um dos países mais europeístas “integrado à UE, responsável, comprometido”. O Muro de Berlim caiu em 9 de novembro de 1989.

O embaixador acompanhado pela embaixatriz. Foto: embaixada da Romênia.


Também em 2019, a Romênia presidiu o Conselho da União Europeia e no final do mandato romeno a UE fechou acordo do Mercosul com o bloco europeu. “Considero um bom trabalho em tempos dificeis”, disse Mera.

O embaixador e a embaixatriz da Romênia. Foto: embaixada da Romênia.

O embaixador da Romênia lembrou também a felicidade por comemorar a Data Nacional no mesmo dia em que o presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Marco Lucchesi, recebeu o Prêmio Internacional para a Latinidade deste ano, em Bucareste, a capital romena.

Os convidados ouvem o discurso do embaixador Mera. Foto: embaixada da Romênia.

O nome de Lucchesi foi escolhido por unanimidade pela Academia Romena e pelo Museu Nacional de Literatura Romena. Considerada um dos maiores prêmios nacionais do país, a distinção homenageia a atividade literária e científica internacional.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.