Membro da UE, Croácia cresce em média 2,6% ao ano

Com litoral todo recortado, cheio de baías e penínsulas voltadas para mais de mil ilhas, a Croácia tem o formato de uma ferradura, um amuleto para os supersticiosos, que lembra a costa da Grécia.

Acreditem em objetos da sorte porque a real é que em 1991 a Croácia entrou numa guerra pela independência da Iugoslávia que resultou em dez mil mortes e o colapso da infraestrutura do país para, em 2019, exibir crescimento médio de 2,6%, com indústria desenvolvida e turismo pujante.

Alem disso, os croatas entraram para a União Europeia e para a OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A costa croata. Foto: Divulgacão.
O mapa que mostra a Croácia com formato semelhante ao de uma ferradura. Foto: Divulgacão.



“A guerra durou quatro anos, foi dolorosa, violenta, não conseguimos uma solução pacífica”, disse o embaixador da Croácia, Zeljko Vukosav, ressaltando que no processo de fragmentação da antiga Iugoslávia, a Eslovênia conquistou a independência praticamente sem guerra. “A consequência é que a Eslovênia entrou mais cedo para a UE e nós demoramos décadas e gastamos milhões para nos recuperar. Ficamos sem fundos”, afirmou Vukosav.

O embaixador da Croácia, Zeljko Vukosav, na sede da representação diplomática, em Brasília. Foto: Claudia Godoy.

A ferradura, hoje, reluz banhada pelo mar Adriático. A indústria croata é desenvolvida. Eles produzem máquinas industriais, produtos farmacêuticos, alimentos processados e mais recentemente um carro elétrico, que garantem, é o mais rápido do mundo. Se continuar assim, daqui a pouco a Croácia consegue um cavalo e sai por aí galopando mais rápido que o vento. Veja os próximos capítulos dessa história nos próximos dias, aqui, no Bacuri Brasil.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Membro da UE, Croácia cresce em média 2,6% ao ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.