Lígia Mera e a blusa romena que inspirou Matisse

A embaixatriz da Romênia, Lígia Mera, usou nesta segunda-feira (25), durante celebração da data nacional eslovena, no Museu de Valores do Banco Central, a blusa romena que inspirou o pintor Henri Matisse a criar a obra-prima homônima, de 1940. “Hoje é o Dia Mundial de usar a blusa romena”, disse a embaixatriz.

A pintura de Matisse, um óleo sobre tele, de 1940. Foto: Divulgação.
Mera usando a blusa ao lado do embaixador romeno. Foto: Claudia Godoy.

Quando pintou o quadro, Matisse vivia um período de se maravilhar com os desenhos dos trajes tradicionais do Leste Europeu e, sobretudo, com os da Romênia. Por essa razão, o pintor poderia ter pintado “a blusa romena” e antecipado a guerra na França, que apesar disso, não aparece na pintura.

A mulher retratada na tela surge plena de timidez, com um sorriso forçado pintado nos lábios negros, caracterizada pelo desconforto e, até mesmo, receio de algo.

Em óleo sobre tela, a obra está exposta hoje no Museu Nacional de Arte Moderna, no Centro George Pompidou, em Paris.

Já há algum tempo, Matisse havia deixado de lado as odaliscas, mouriscas, e até mesmo os arabescos e estava simplificando a sua obra. Ele estava pintando mulheres simples, comuns, mas cheias de expressividade, algumas de emotiva ternura.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

2 thoughts on “Lígia Mera e a blusa romena que inspirou Matisse

  1. I have been surfing on-line more than three hours as of late, but I by no means found any attention-grabbing article like yours. It is lovely worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made excellent content material as you probably did, the net shall be much more helpful than ever before.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.