Gastronomia é amostra da cultura dos povos, diz Ribadeneira

A gastronomia é amostra da cultura dos povos e promove o encontro, faz com que os povos se conheçam, lembrou o embaixador do Equador, Diego Ribadeneira. O diplomata ressaltou, ainda, que a comida é uma forma de promoção das exportações. A pauta de exportações do Equador para o Brasil tem camarão, atum, chocolates e chapéus.

O embaixador do Equador, Diego Ribadeneira,  discursa aos convidados no festival de gastronomia equatoriana, no hotel Melià,  em Brasília. Foto: Claudia Godoy.
A sobremesa que teve um toque delicioso do chocolate equatoriano. Foto: Rogério Lisboa.

A embaixada equatoriana promoveu no último dia 25, festival gastronômico de comida do Equador. Foi no restaurante Dalí, do hotel Meliá, em Brasília. No primeiro dia fechado aos convidados, o jantar foi servido nos dois dias seguintes (26 e 27) a R$ 85,00 com direito a música e exposição do famoso chapéu do Panamá, que na verdade é produzido no Equador.

O chef peruano Dimitri Hidalgo (direita) com Ribadeneira e o jornalista Rogério Lisboa. Foto: Claudia Godoy

As panelas foram comandadas pelo chef Dimitri Hidalgo. O chef serviu ceviche de camarão, sopa de batata, atum e uma sobremesa com um sabor do delicioso chocolate equatoriano.

Sopa de batata. Foto: Rogério Lisboa.
Os famosos chocolates equatorianos foram servidos aos convidados. Foto: Claudia Godoy.
A exposição de chapéus do Panamá, produzidos, na verdade, no Equador,  o chapéu ficou famoso na época da construção do Canal do Panamá. Foto: Claudia Godoy.

O embaixador destacou que o fato do restaurante Dalí ser peruano ressalta uma homenagem “a essa gastronomia que é compartilhada com o Equador”. “A geografia dos dois países é parecida e os produtos também, como a batata e os produtos do mar”, disse Ribadeneira

Ribadeneira lembrou a proximidade de Peru e Equador. Foto: Claudia Godoy.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.