Especial Equipe Bolsonaro. Tereza Cristina e Roberto Campos Neto, ministra da Agricultura e presidente do Banco Central

A engenheira agrônoma e empresária, Tereza Cristina, foi indicada por Olavo de Carvalho, guru do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ela é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, grupo que reúne 261 deputados federais e senadores. Este grupo declarou apoio da Bolsonaro antes mesmo das eleições.

Ela é uma das representantes de Jair Bolsonaro nos ministérios que já possui carreira política. Deputada federal pelo Mato Grosso do Sul, ela é filiada ao DEM, mesmo partido dos também ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde).

Olavo de Carvalho ganhou a confiança de Bolsonaro por ser um feroz crítico do PT, o Partido dos Trabalhadores.

Roberto Campos Neto, futuro presidente do Banco Central

Roberto Campos Neto é outro com o chamado perfil técnico do governo Bolsonaro. O cargo terá status de ministério após um pedido do futuro ministro da economia, Paulo Guedes. 

Como sugere seu nome, o próximo comandante do BC é neto de Roberto Campos, que comandou o Planejamento no governo de Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura militar.

O futuro presidente do Banco Central tem perfil liberal, é apoiador de medidas que restrinjam o tamanho do Estado.

Formado em economia pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e com especialização em Finanças, ele já ocupou funções no Banco Bozano Simonsen, no Banco Claritas e no Santander Brasil. 

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.