Eslováquia tem novo embaixador que quer incrementar comércio com o Brasil

Eles formaram a antiga Checoslováquia logo após a Primeira Guerra Mundial. Ficaram independentes em 1993 após uma revolução chamada de Veludo, que só podia ser pacífica, como o nome inspira. Deixaram a economia planificada e passaram para a de mercado. E, com sucesso, privatizaram tudo. Estamos falando da Eslováquia, país da Europa central, que possui fronteiras com a República Checa e Áustria a oeste, Polônia ao norte, Ucrânia a leste e Hungria ao sul.

O embaixador eslovaco na sede da representação diplomática, em Brasília. “Estou me sentindo um rei por aqui”, disse Milan Zachar. Fotos: Claudia Godoy.

A Eslováquia acaba de enviar um novo embaixador para Brasília. É Milan Zachar, um diplomata que vem de países como a Turquia e Quênia, além da África. Zachar está otimista com o Brasil e tem planos de dar continuidade ao atual nível das relações diplomáticas, além de incrementar o comércio entre os dois países.

Conversei com ele e posso dizer que é um diplomata experiente que está muito bem adaptado ao Brasil. “Estou entusiasmado com as excelentes instalações da embaixada da Eslováquia, disse. A representação diplomática é uma das mais lindas de Brasília, com lustres de cristais, cinema e muito espaço.

Além disso, o novo embaixador fala um excelente espanhol, mas está muito interessado em falar bem o português. E já se arrisca na língua de Luís de Camões.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Eslováquia tem novo embaixador que quer incrementar comércio com o Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.