Eslovacos produzem vinho desde o século V, antes de Cristo.

Eles ficaram com 2/3 dos vinhedos quando a antiga Checoslováquia foi dividida entre Eslováquia e República Checa, cultivam as vinhas desde o século V, antes de Cristo.

Uma adega eslovaca. Foto: Divulgação.

A história do vinho eslovaco remonta os celtas, que 500 anos a.C, já produziam a bebida. Hoje, os eslovacos possuem um vinho de boa qualidade e vendem barato no mercado interno. Apesar disso, não conseguem vender para o Brasil por um preço acessível porque não possuem acesso livre ao nosso mercado.

A produção artesanal de vinho na Eslováquia. Os celtas, primeiros a habitar aquela região já fabricavam vinho. Foto: Divulgação.

Os eslovacos apresentaram recentemente suas bebidas típicas durante a comemoração pelo Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.

Os aguardentes de pera e de ameixa produzidos na Eslováquia foram servidos recentemente durante as comemorações pela vitória na Segunda Guerra Mundial. Foto: Claudia Godoy.

A comemoração, no centro de eventos Porto Vittoria, no Lago Sul, em Brasília, contou com a presença de jornalistas e diplomatas. Os convidados puderam apreciar os vinhos, espumantes e aguardentes de pera e ameixa.

Os diplomatas representando os membros da União Europeia, durante discurso da encarregada de Negócios da UE, Claudia Gintersdorfer. Foto: Claudia Godoy.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Toffoli, (à esquerda) e o ministro conselheiro da União Europeia, Carlos Oliveira ( à direita) eram uns dos presentes às comemorações pelo Dia da Vitória, em Brasília. Foto: Claudia Godoy.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Eslovacos produzem vinho desde o século V, antes de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.