Embaixador do Vietnã lembra luta do povo na resistência contra invasores

O embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa, lembrou as grandes vitórias do Exército vietnamita que, segundo ele, contribuíram para a renovação do país. Foi na última terca-feira (17) durante a celebração do 75° aniversário do Exército Popular do Vietnã e 30° do Dia da Defesa Nacional Popular, no Clube da Aeronáutica, de Brasília. Eles apresentaram, ainda na ocasião, o chamado Livro Branco, que reafirma a política de Defesa e de paz.

O embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa, durante discurso no Clube da Aeronáutica, em Brasília. Foto: Claudia Godoy.
#paracegoedeficientevisual: Na foto acima aparece o embaixador vietnamita de terno escuro e gravata vermelha. Atrás dele há três bandeiras: do Vietnã, do Brasil e da ASEAN. Há ao lado do embaixador um grande telão.

“Estamos comemorando grandes vitórias que contribuíram para a renovação do país”, disse o diplomata.

O diplomata nao mencionou quais as potências foram derrotadas, mas eles venceram os japoneses, na segunda Guerra Mundial, a França em 1954, os Estados Unidos, em 75 e a China, em 79, num conflito de menores proporções.

Foto da Guerra do Vietnã. Foto: divulgação
#paracegoedeficientevisual: na foto acima crianças vietnamitas correm desesperadas em meio ao bombardeio dos Estados Unidos ao Vietnã, em 1975. Uma das crianças corre nua porque suas roupas foram queimadas por napalm, uma espécie de gasolina gelatinosa que foi jogada sobre eles pelos americanos. Jornalistas fotografam atrás. Há uma cortina de fumaça atrás de todos eles.


“O exército popular vietnamita é considerado de combate do povo. Unido com o povo e sendo protegido pelo povo. Soldados são chamados soldados do avô Ho”, informou Do Ba Khoa.

Segundo o diplomata o povo participou das resistências e lutas contra forças invasoras poderosas, ricas e mais numerosas que as do Vietnã. O Exército continua sendo modernizado, de acordo com Do Ba Khoa.
Ele ressaltou que Vietnã e Brasil são parceiros abrangentes. “As relações estão evoluindo”, disse ele.

O intercâmbio comercial é de quase US$ 5 bilhões em 2019. O Brasil é o segundo parceiro do Vietnã nas Américas e o primeiro na América Latina.


Para o Adido de Defesa do Vietnã, coronel Nguyen Duong, a defesa vietnamita tem natureza de paz e autodefesa e é feita em conjunto com o povo. ” Temos vínculos estreitos entre economia e segurança”.

O Adido de Defesa vietanamita. Foto: Claudia Godoy.
#paracegoedeficientevisual: na foto acima o Adido de Defesa do Vietnã traja uniforme militar. Atrás dele as bandeiras do Vietnã, do Brasil e da ASEAN. Ele está sorridente.

O Vietnã constrói sua força baseado na unidade nacional do sistema político e cooperação internacional. “Temos postura da segurança nacional”, afirmou. O Exército vietnamita foi batizado por Ho Chi Minh.

“O povo e o Exército conduziram a resistência pela independência e reunificação. Conquistas significativas que inspiraram outros movimentos no mundo”, disse o Adido de Defesa.
Duong ressaltou que os vietnamitas possuem 80 parceiros internacionais no processo de aprofundamento das relações.


“O Vietnã participa do processo de paz em outras partes do mundo”, lembrou Duong. O chamado Livro Branco vietnamita reafirma a política de defesa de paz. “Divergências devem ser solucionadas de forma pacífica com base nas resoluções internacionais”, disse o Adido de Defesa vietnamita. “Não devemos nos alinhar para nos opor ao outro”.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

4 thoughts on “Embaixador do Vietnã lembra luta do povo na resistência contra invasores

  1. Se estima que entre el 30% y el 40% de los hombres por encima de los 40 años presentan algún grado de disfunción eréctil. Una vez que un hombre abusa constantemente del consumo de alcohol, puede padecer de impotencia aún, cuando esté sobrio.

  2. Hi there! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa? My site goes over a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.