Embaixada da França promove hoje “Goût de France” para divulgar culinária francesa

O evento é inspirado nos jantares de Epicuro, filósofo grego helenístico, do século IV a.c, que pregava a procura dos prazeres moderados para atingir o estado de tranquilidade e libertação do medo.

Escultura em mármore do filósofo Epicuro, do fim do século III. Cópia do original no museu britânico.

O embaixador da França, Michel Miraillet, lembrou que desde que o evento foi criado, em 2015, milhares de pessoas em todo o mundo puderam apreciar um jantar à francesa em 4 atos, com entrada, prato principal, queijos e sobremesa.

O embaixador da França, Michel Miraillet (centro), convidou chefes de cozinha para promover o evento no início do mês, na sede da embaixada, em Brasília.

O Goût de France deste ano contará com 5 mil participantes em todo o mundo (veja lista de restaurantes abaixo). Restaurantes de Brasília, Goiânia, Alto Paraíso, Belém e Cuiabá estarão servindo menus de inspiração francesa. 

A festa de promoção do Goût de France, na embaixada francesa, contou com a participação do chef Olivier Anquier.

Este ano os chefes e restaurantes que participam do evento terão como inspiração para os seus pratos o desenvolvimento sustentável e a região da Provence, conhecia pelos campos de lavanda e girassóis, além da rica gastronomia. Suas feirinhas com produtos típicos e a deliciosa atmosfera contagiante do interior francês são famosos.

Quem nunca ouviu falar do prato típico camponês, o ratatouille, a salada niçoise, ervas provençais, produtos como tapenades e calissons e do vinho rosé.

O ratatouille é uma receita do século XVIII e este pode ser servido quente ou frio, sozinho ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou “prato de berinjelas”.

A ideia é que 5% dos lucros das refeições sejam revertidos à fundação “No More Plastic” engajada com a proteção dos oceanos. Veja a lista de restaurantes que participam: 

O tema desse ano tem o intuito de promover uma culinária responsável, e com o engajamento dos chefes a preservação do planeta e valorização dos produtos locais.


Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Embaixada da França promove hoje “Goût de France” para divulgar culinária francesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.