ONU cria Dia Mundial das Abelhas. Apicultor e pintor esloveno é homenageado.

A Eslovênia, país de nascimento do apicultor e pintor Anton Janša, é destaque em desenvolvimento sustentável. Tem mais da metade de seu território, 60%, ocupados por florestas.

A capital da Eslovênia tem o nome do rio que banha a cidade: Liubliana.

A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu o dia 20 de maio por ser o dia de nascimento de Anton Jansa, nascido no século XVIII, pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.

O apicultor esloveno, Anton Jansa, homenageado num selo, ainda da antiga Iugoslávia.

O Dia Mundial das Abelhas lembra a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Os insetos são os mais eficientes da natureza, voando em ziguezague conseguem visitar cerca de 7 mil flores por dia atuando como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas.

Na Europa, a Eslovênia está atrás somente de Finlândia e Suécia. E as abelhas são essenciais na polinização, começando o desenvolvimento de frutos e sementes. Sem esses insetos as plantas e os animais se reduziriam drasticamente. Muitos animais também desapareceriam porque são herbívoros.

Uma abelha irapuã, que não tem ferrão, muito utilizada na produção de mel.

O centro da capital eslovena, Liubliana, está fechado para o trãnsito há 5 anos. Apenas pequenos ônibus elétricos para idosos e deficientes podem circular livremente. Um sistema de bicicletas é oferecido à opulação.

Imagens da Eslovênia, que consegue aliar preservação e crescimento.

De tanto preservar, os eslovenos ainda possuem as chamadas florestas primevas ou primitivas. Abelhas, mariposas, morcegos e pássaros polinizam e permitem a reprodução de diferentes espécies de plantas sem serem importunados.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.