Do Cazaquistão partiu o primeiro homem ao espaço

Eles já estiveram na Rota da Seda, que na Antiguidade garantia o transporte de mercadorias do Oriente ao Ocidente. Depois eles se dedicaram a trilhar caminhos ainda mais fantásticos e do seu território foram lançados ao espaço o primeiro satélite, o Sputnik, o primeiro homem, Yuri Gagarin, e finalmente o primeiro brasileiro, Marcos Pontes, que hoje é o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil.

Mapa que mostra a Rota a Seda. Foto: Divulgacão.

Para os russos, que também integravam a missão Centenário, Pontes tem o mesmo sorriso de Gagarin. O cosmonauta russo foi o primeiro a visitar o espaço em 1961, a bordo da Vostok 1. Quanto ao voo de Pontes, a tripulação de Pontes contava, ainda, com um norte-americano e um russo.

O sorriso do russo Yuri Gagarin, em 2006. Foto: Divulgacão.
Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, concede entrevista. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

“Tive a honra de encontrar o primeiro astronauta brasileiro que lembrou a sua viagem ao espaço. Ele me disse que o Cazaquistão faz parte da sua vida”, disse o embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov. Eles acabam de fazer convite para que o tenente-coronel, hoje na reserva, visite novamente o Cazaquistão.

O embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, apresenta o livro de autoria do seu primeiro presidente. Foto: Claudia Godoy.

O Cazaquistão foi uma das 15 repúblicas da antiga União Soviética. Hoje, a Rússia aluga o cosmódromo de Baikonur, mas quando terminar o contrato de aluguel o Cazaquistão deverá administrar sozinho o Complexo Espacial. O local é considerado um dos melhores lugares do mundo para lançamentos espaciais.

A missão Centenário recebeu este nome em homenagem aos cem anos do primeiro voo de Santos Dumont, em Paris. As comemorações foram em 2006.

Depois da missão Centenário, a cooperação do Cazaquistão com o Brasil só vem aumentando. Hoje os casaques cooperam com o Brasil, por exemplo, na troca de imagens feitas por satélite da agricultura brasileira.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.