De olho nos produtos agrícolas, macedônios chegam ao Brasil no segundo semestre deste ano

Grandes consumidores de frango congelado brasileiro, os macedônios visitam, este ano, o Brasil com o intuito de visitar os locais de produção agrícola. O objetivo é analisar possibilidades de negócios e cooperação entre os dois países, segundo informou o embaixador da Macedônia, Ivica Bocevski.

O frango brasileiro é respeitado no mundo pelo preço e qualidade

O ministro da Agricultura da Macedônia, Ljupčo Nikolovski, chega ao país, no segundo semestre, com delegação de empresários para visitar locais de produção agrícola.

Ministro da Agricultura da Macedônia, Ljupco Nikolovski

Mais de 90% do total das compras macedônias do Brasil são de frango congelado. Mas o comércio entre os dois países caiu pela metade com a Operação Carne Fraca, deflagrada em 2017. Os últimos dados, de 2017 a 2018, indicam vendas entre US$ 20 milhões/US$ 40 milhões. “Estamos harmonizados com a União Europeia e só podemos importar a carne que cumpre as normas”, disse o embaixador Bocevski.

Nas investigações da Operação Carne Fraca a PF investigou empresas brasileiras acusadas de adulterar a carne. “Agora estamos recuperando o volume de compras, mas ainda não voltamos ao normal”, disse o embaixador macedônio.

O embaixador da Macedônia, Ivica Bocevski.

O ministro da Agricultura macedônio deverá visitar a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que para o embaixador macedônio é ” uma verdadeira joia brasileira”.

Os macedônios vendem um tipo de tabaco balcânico famoso pela qualidade por causa do aroma. Mas precisam também comprar o produto para preencher o corpo dos cigarros. Eles vendem também peças de automóveis e querem trazer para o Brasil o vinho Vranec, da vinícola Tikveš, que possui sabor primitivo da Itália. O Vranec já é vendido nos EUA, Europa, Rússia e China.

O vinho Vranec que deve chegar ao Brasil em breve.

Ainda como fonte de divisas, os macedônios possuem em seu território as montanhas Dinaric.

A estação de esqui de Popova Sapka (chapéu de padre).

Aninhada em seu cume está a estação de esqui de Popova Sapka (Chapéu de Padre) com pistas suaves e não marcadas perfeitas para quem aprecia o esporte. Além da Popova Sapka a estação de Mavrovo Zare surge como um perfeito refúgio para quem gosta de esquiar com tranquilidade. Suas ruas brancas possuem um véu de neve impressionante para quem está acostumado com o calor dos trópicos. Para facilitar a entrada de brasileiros no país, a Macedônia aderiu ao regime sem visto em 2016.


Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.