Bento Gonçalves (RS) ganha muda de parreira eslovena de 510 anos

A cidade gaúcha de Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, recebeu de presente da Eslovênia uma muda da videira “Old Vine”, a mais antiga do mundo, que tem mais de cinco séculos, cerca de 510 anos.

A videira de Maribor, na Eslovênia.

Há pinturas da Renascença (do século XIV a XVI) que mostram a planta já encrustrada na casa da rua Vojasniska, na cidadezinha eslovena de Maribor. A videira resistiu a Napoleão Bonaparte, às duas Grandes Guerras Mundiais e à invasão dos nazistas. Dizem que tanto estresse teria tornado a planta mais resistente ao tempo.

A Monalisa, de Leonardo da Vinci, que está no Museu do Louvre, em Paris, é da mesma época da videira eslovena. A pintura que mostra a parreira de Maribor está no Museu Provincial Estíria, na Áustria.

A videira produz os bagos das uvas mais nobres da Eslovênia, a zametovka. São cachos em formato piramidal e uvas redondas de cor azulada.

A adida de Comércio da Embaixada da Eslovênia, Suzana Pendic, e autoridades participam da cerimônia de doação da muda da videira de mais de 500 anos. Foto: Tiago Garziera / Divulgação

O resultado dessa miríade é um vinho único e peculiar, vermelho rubi, com aroma violeta e buquê complexo de flores do campo.

O vinho produzido com as uvas da “Old Vine” é tão raro que não é vendido, apenas gente como o Papa, o Imperador do Japão e o Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger é presenteada com a bebida.

A parreira de Maribor continua produzindo uvas apesar dos séculos.

A videira “Old Vine” só produz de 35 a 55 quilos de uvas por ano, por isso só se consegue uma centena de garrafas do vinho da parreira renascentista.

Cidade de Maribor, a segunda mais antiga do país, às margens do rio Drava.

Além de ter a parreira, Maribor, a segunda cidadezinha eslovena mais antiga do país, tem orgulho de ter também a adega Vinag, uma das mais velhas da Europa.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

1 thought on “Bento Gonçalves (RS) ganha muda de parreira eslovena de 510 anos

  1. I’ve been surfing on-line greater than three hours these days, but I by no means found any fascinating article like yours. It¦s pretty worth sufficient for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made excellent content material as you did, the internet will be much more helpful than ever before.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.