Bento Gonçalves (RS) ganha muda de parreira eslovena de 510 anos

A cidade gaúcha de Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, recebeu de presente da Eslovênia uma muda da videira “Old Vine”, a mais antiga do mundo, que tem mais de cinco séculos, cerca de 510 anos.

A videira de Maribor, na Eslovênia.

Há pinturas da Renascença (do século XIV a XVI) que mostram a planta já encrustrada na casa da rua Vojasniska, na cidadezinha eslovena de Maribor. A videira resistiu a Napoleão Bonaparte, às duas Grandes Guerras Mundiais e à invasão dos nazistas. Dizem que tanto estresse teria tornado a planta mais resistente ao tempo.

A Monalisa, de Leonardo da Vinci, que está no Museu do Louvre, em Paris, é da mesma época da videira eslovena. A pintura que mostra a parreira de Maribor está no Museu Provincial Estíria, na Áustria.

A videira produz os bagos das uvas mais nobres da Eslovênia, a zametovka. São cachos em formato piramidal e uvas redondas de cor azulada.

A adida de Comércio da Embaixada da Eslovênia, Suzana Pendic, e autoridades participam da cerimônia de doação da muda da videira de mais de 500 anos. Foto: Tiago Garziera / Divulgação

O resultado dessa miríade é um vinho único e peculiar, vermelho rubi, com aroma violeta e buquê complexo de flores do campo.

O vinho produzido com as uvas da “Old Vine” é tão raro que não é vendido, apenas gente como o Papa, o Imperador do Japão e o Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger é presenteada com a bebida.

A parreira de Maribor continua produzindo uvas apesar dos séculos.

A videira “Old Vine” só produz de 35 a 55 quilos de uvas por ano, por isso só se consegue uma centena de garrafas do vinho da parreira renascentista.

Cidade de Maribor, a segunda mais antiga do país, às margens do rio Drava.

Além de ter a parreira, Maribor, a segunda cidadezinha eslovena mais antiga do país, tem orgulho de ter também a adega Vinag, uma das mais velhas da Europa.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.