Belarus exibe seus tesouros em disputa culinária

A culinária, a arquitetura, a música e a pintura foram o destaque da competição gastronômica promovida pela embaixada de Belarus, nesta quinta-feira (19), no Espaço Panorama, Núcleo Rural Tamanduá, no Paranoá, cidade distante 20 km de Brasília.

O embaixador e embaixatriz de Belarus na competição gastronômica, que contou, ainda, com uma pequena exposição de telas de pintores belarussos.

“Temos castelos incluídos na lista de Patrimônio Mundial da Unesco”, disse o embaixador de Belarus, Aleksandr Tserkovsky, ao discursar para os convidados. Ele lembrou, ainda, de compatriotas notáveis, como Marc Chagall, pintor e ceramista nascido em Belarus.

A embaixatriz de Belarus, Tatyana Tserkovskaya, preparou um prato especial para os convidados: uma panqueca belarrusa chamada “draniki” que leva com batatas, cebolas, ovos e farinha, servida com um molho de iogurte. Do lado brasileiro, o chefe convidado serviu uma moqueca de peixe com arroz de coco.

A presidente do Clube Internacional de Brasília discursa para os convidados e oferece um presente à embaixatriz Tatyana Tserkovskaya.

O Clube Internacional de Brasília esteve presente à competição culinária e a presidente destacou a importância do encontro de culturas entre os dois países.

Uma ganhadora de presentes sorteados durante o evento, mas só ganhou quem respondeu a perguntas sobre Belarus.

Além da culinária, a embaixada de Belarus expôs também telas de pintores belarrussos e distribuiu presentes após sorteios. Para ganhar as pessoas precisam responder a questões relacionadas ao país.

O maestro Ricardo Sousa-Castro encantou os convidados com seus músicos, muitos ainda meninos.

Para acompanhar a competição gastronômica Belarus-Brasil houve música tocada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Brasília, que é regida pelo maestro Ricardo Sousa-Castro.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.