Azerbaijão foi primeiro país muçulmano a conceder direitos políticos às mulheres

“O Azerbaijão foi o primeiro país muçulmano a ter regime político laico e democrático. Além disso, o percursor em conceder direitos políticos às mulheres”, disse o embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, que nesta quinta-feira (06) ofereceu jantar para comemorar a Data Nacional azeri, de 101 anos de independência.

O embaixador azeri, Elkhan Polukhov, e a embaixatriz durante o discurso em comemoração aos 101 anos de independência. Foto: Claudia Godoy.
O assessor da embaixada do Azerbaijão, Moisés Curi( à esquerda) acompanhado de convidados. Foto: Claudia Godoy.

O embaixador azeri lembrou que hoje o Azerbaijão é líder regional e possui mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) do Sul do Cáucaso.

Os convidados no jantar oferecido pela embaixada azeri. Foto: Claudia Godoy.
Os embaixadores da Rússia, Sergey Akopov, e da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi, prestigiaram o jantar de comemoração pelos 101 anos de independência do Azerbaijão. Foto: Claudia Godoy.

O país fazia parte da Rota da Seda. O principal problema azeri , hoje, é o fato de que 20% do território, de Nagorno-Kharabac, está sob o domínio da Armênia. Centenas de azeris foram expulsos da região e proibidos de voltar. “Queremos uma solução pacífica para o conflito”, disse Polukhov.

Os embaixadores da Rússia, Sergey Akopov, e da Romênia, Stefan Mera, com o jornalista Ivan Godoy, no jantar. Foto: Claudia Godoy.

O assessor parlamentar, Anderson Carvalho, representou o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, Cláudio Cajado, lembrou que o volume de comércio e o intercâmbio cultural/esportivo entre Brasil e Azerbaijão cresceu nos últimos anos. “Temos certeza que vão surgir novas oportunidades para incrementar os laços”, disse.

O assessor parlamentar, Anderson Carvalho, representou o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, deputado Cláudio Cajado, que não pode participar por questões de saúde. Foto: Claudia Godoy.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), visitou o Azerbaijão neste ano. O deputado recebeu a medalha do Parlamento do Azerbaijão pelo fortalecimento das relações bilaterais.

Author: Claudia Godoy

Jornalista e fotógrafa, atuei na cobertura de imprensa nos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, Saúde, Educação, além de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Banco Central. Também repórter e produtora de rádio e tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.