
A nova embaixadora do Sri Lanka no Brasil, C.A. Chaminda I. Colonne, apresentou suas Cartas Credenciais a Sua Excelência o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da República Federativa do Brasil, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília, em 20 de outubro de 2025. A Embaixadora Chaminda Colonne foi acompanhada por seu esposo, Stephen Senanayake. Juntamente com a Embaixadora Chaminda Colonne, outros vinte e sete (27) novos embaixadores designados para o Brasil também apresentaram suas Cartas Credenciais.
Antes da cerimônia de credenciamento, a Embaixadora Chaminda Colonne assinou o “Livro dos Embaixadores”, deixando uma breve mensagem na Sala Rui Barbosa do Palácio Itamaraty.
A chegada de Sua Excelência o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, ao Salão dos Tratados do Palácio Itamaraty marcou o início da cerimônia, seguida pelo discurso do Presidente.
Sua Excelência o Presidente Lula da Silva destacou que recolocar o Brasil no cenário internacional foi uma das primeiras e mais urgentes missões no início de seu terceiro mandato. Durante esse período, ele já viajou para 37 países em cinco continentes. Neste ano, retornou à Ásia pela terceira vez: no primeiro semestre, visitou Japão, Vietnã e China; e nesta semana realizará visitas de Estado à Indonésia e à Malásia, além de participar da Cúpula da ASEAN em Kuala Lumpur. Ele enfatizou que a Ásia, como um todo, vem se consolidando como um polo dinâmico da economia global e que, com vários países asiáticos, o volume comercial do Brasil já supera aquele mantido com muitos de seus parceiros tradicionais.
Após a calorosa recepção de Sua Excelência o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Embaixadora Chaminda Colonne e apresentou suas Cartas Credenciais e transmitiu calorosos votos e felicitações de Sua Excelência o Presidente Anura Kumara Dissanayake, do Sri Lanka. Após a cerimônia de credenciamento, a Embaixadora Chaminda Colonne e seu esposo, Stephen Senanayake, participaram também de um almoço na Sala Brasília do Palácio Itamaraty, oferecido pelo Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, em homenagem aos novos embaixadores acreditados.
A Embaixadora Chaminda Colonne é concorrentemente acreditada junto à República Argentina, República do Chile, Estado Plurinacional da Bolívia, República Cooperativa da Guiana, República do Peru, República da Colômbia, República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República do Suriname.
A Embaixadora Chaminda Colonne é diplomata de carreira sênior do Serviço Exterior do Sri Lanka (Classe 1), tendo ingressado no serviço em 1998.
Antes de ser nomeada como primeira mulher embaixadora do Sri Lanka no Brasil, atuou como Diretora-Geral para a América Latina e Caribe no Ministério das Relações Exteriores, Emprego no Exterior e Turismo. Sua distinta trajetória diplomática inclui os cargos de Embaixadora do Sri Lanka no Reino da Tailândia, com acreditação cumulativa junto à República Democrática Popular do Laos e ao Reino do Camboja, além de Representante Permanente junto à Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP). Também atuou como Ministra/Encarregada de Negócios na Embaixada em Berlim, Alemanha, com acreditação cumulativa junto à Suíça, Conselheira na Embaixada em Nova Délhi, Índia, e Primeira/Segunda Secretária
na Embaixada em Moscou, Rússia.
A Embaixadora Chaminda Colonne é ex-aluna da Universidade de Colombo, onde também atuou como membro do corpo docente, antes de ingressar no Serviço Exterior do Sri Lanka. Ela é, ainda, ex-aluna da escola Visakha Vidyalaya, em Colombo, Sri Lanka.
(Embaixada do Sri Lanka)
![LOGO HORIZONTAL COLORIDO 1 [PARA FUNDO CLARO] (1)](https://bacuribrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/LOGO-HORIZONTAL-COLORIDO-1-PARA-FUNDO-CLARO-1-300x132.png)











