Brasília recebe, entre 24 e 26 de outubro, na praça central do Casapark, a exposição Ikebana – Caminhos da Natureza, 38ª edição da mostra anual da Ikebana Sogetsu Brasília, realizada em parceria com a Embaixada do Japão. O evento é um dos destaques culturais da programação oficial do Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A exposição reúne dezenas de obras criadas pelas mãos de artistas locais a partir de materiais naturais, em uma arrojada interpretação da tradicional arte nipônica de arranjos florais. O público de Brasília é convidado a se surpreender com a originalidade de cada obra, que combina de forma inusitada a técnica secular japonesa com a beleza das espécies tipicamente brasileiras.
O Embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji, reforça o convite ao público de Brasília, para que admirem pessoalmente os arranjos especialmente criados para esta ocasião especial. “Esse encontro cultural entre Japão e Brasil, criado por meio das flores, não representa apenas harmonia e beleza. São histórias contadas pelas mãos de pessoas que representam os laços humanos entre nossos países, em uma linguagem que combina perfeitamente o melhor de nossas naturezas”, descreve o embaixador.
Praticante do sumiê, a tradicional técnica de pintura do Japão, o embaixador é um colaborador da exposição da Ikebana Sogetsu desde que iniciou sua missão no Brasil, produzindo ilustrações originais inspiradas nas composições criadas pelos ikebanistas de Brasília. Neste ano, o público da exposição poderá mais uma vez conferir a pintura assinada pelo embaixador japonês, uma interpretação da alstroemeria, flor sul-americana escolhida para celebrar a Ikebana no mundo em 2025.
Arte japonesa no Brasil
Também conhecida como kadô (“caminho das flores”, em japonês), a Ikebana é uma das mais emblemáticas artes tradicionais do Japão – e encontrou solo fértil no Brasil. A apreciação brasileira pelos arranjos florais japoneses levou à oficialização do Dia Nacional da Ikebana, que, após publicação de lei em janeiro, passa a ser comemorado anualmente em 23 de setembro, marcando o início da primavera no país.
Em Brasília, a arte japonesa também floresce pelas mãos dos entusiastas locais. Anualmente, a mostra promovida pela Ikebana Sogetsu Brasília usa criatividade e talento para combinar os princípios dessa sofisticada tradição com a infinidade de espécies do Cerrado e de outros biomas brasileiros.
“A arte da Ikebana, que veio do Japão, encantou os ocidentais. E, particularmente, os brasileiros. Aqui em Brasília ela sempre foi muito valorizada e podemos dizer que aqui também se faz ikebana. E as linhas da ikebana, com sua estética e linhas destacadas, harmonizam com a arquitetura da Capital”, compara Zilah da Costa Raymundo, diretora da Ikebana Sogetsu Brasília.
Com mais de três décadas de experiência na arte japonesa dos arranjos florais, Zilah divide um pouco do seu conhecimento em uma palestra demonstrativa, no dia 25 de outubro, às 16h, também na praça central do Casapark. O público terá a oportunidade de conferir o processo de criação de um arranjo floral, além de conhecer alguns dos fundamentos que guiam esta arte. As vagas são limitadas, e serão distribuídas por ordem de chegada.
Ikebana – Caminhos da Natureza
Onde: Casapark (Praça Central) – SGCV Sul lote 22, Brasília (DF)
Quando: 24 a 26 de outubro.
Visitação de sexta a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.
Entrada gratuita.
Palestra demonstrativa ‘Ikebana – Caminhos da Natureza’ – sábado, 25/10, às 16h. Participação gratuita (vagas limitadas).