Para comemorar o lançamento da Temporada França-Brasil 2025, ao longo da qual serão organizados mais de 300 eventos em todo o Brasil até o mês de dezembro, a embaixada da França tem o prazer de convidá-los para assistir a 4 filmes sobre o Brasil visto por cineastas franceses, dos anos 50 até hoje.
Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 – 19h
Orfeu Negro 1959 / 1h45 / Filme Musical.
De Marcel Camus
Com Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira Ademar da Silva
Filme em português legendado em francês
Sinopse
Na véspera do carnaval do Rio, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista adorado pelo povo das favelas por suas qualidades de dançarino e músico, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro para se abrigar na casa da sua prima Serafina e escapar das ameaças de um desconhecido. O belo amor
de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da sua ex-namorada, Mira (Lourdes de Oliveira). Orfeu e Eurídice vão se apaixonar no meio de uma cidade em ebulição. Adaptação do mito grego de Orfeu e Eurídice, o filme é baseado na peça Orfeu da Conceição (1956) escrita pelo poeta, escritor e diplomata Vinícius de Moraes, que Tom Jobim colocou em música junto com Luís Bonfá. Primeira obra filmada no Brasil que recebeu a Palma de Ouro no festival de Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Classificação: 12 anos
Trailer: https://youtu.be/FbcxQRuOa4o?t=27
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 – 19h
Híbridos, Os Espíritos do Brasil / 2017 / 1h25 / Documentário.
De Vincent Moon, Priscilla Telmon.
Sinopse
O documentário faz um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil atual. Além disso, é também uma pesquisa sobra as formas de fazer cinema hoje e o desafio de representar o que é, aparentemente, invisível.
Classificação: 14 anos.
Trailer: https://youtu.be/Uo53JmeJGuw?t=5
Quarta-feira, 20 de agosto – 2025
Atenção: Sessão excepcionalmente às 19h30
O Homem do Rio 1964 / 1h52 / Aventura, Comédia.
De Philippe de Broca
Com Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorléac, Jean Servais.
Filme em francês legendado em português
Sinopse
Ladrões planejam o roubo de uma estatueta amazônica do Museu do Homem, em Paris. Agnès (Françoise Dorléac), a filha de um professor assassinado, é sequestrada e colocada a força dentro de um avião com destino ao Rio de Janeiro. O seu namorado Adrien (Jean-Paul Belmondo) procura por ela, começando assim uma jornada empolgante que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia. Um filme extraordinário filmado em Brasília durante a construção da capital onde se vê Jean-Paul Belmondo fazendo manobras radicais entre prédios e voando sobre a Esplanada!
Classificação: 12 anos.
Trailer: https://youtu.be/T923lPDE_8Y?t=10
Quarta-feira, 27 de agosto – 2025
Saravah /1972 /1h00 / Documentário Musical.
De Pierre Barouh
Com Maria Bethânia, Baden Powell, Pixinguinha, João da Baiana, Paulinho da Viola…
Filme em francês e português legendado em português
Sinopse
Em fevereiro de 1969, o ator e músico francês Pierre Barouh encontra seu amigo Baden Powell no Rio de Janeiro para explorar um gênero musical que cada vez mais o fascinava: o samba. Barouh teve a oportunidade de tocar com alguns dos maiores músicos do Brasil
(Pixinguinha, João da Baiana, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell) para tentar impregnar-se da essência do samba, tesouro brasileiro, e testemunhar a vitalidade da cultura brasileira que a ditadura militar tentou abafar. A história da música popular brasileira se escreve aqui ao vivo diante de nossos olhos e para encantar nossos ouvidos. Um documentário envolvente que respira liberdade. Filme excepcional, nunca lançado no Brasil, exclusivamente na Embaixada da França !
Classificação: Livre
Trailer: https://youtu.be/-SMvTbCH2F8?t=20
Recomendações de Segurança
Por motivos de segurança, foram adotadas as seguintes medidas:
– haverá revista na entrada, antes do início das sessões;
– está interditada a entrada na Sala com: objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares, sprays de pimenta, ferramentas de mão-de-obra, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo);
– notebooks, mesmo desligados, estão proibidos na sala de projeção.
Serviço: Embaixada da França – Sala Le Corbusier