A mostra de cinema chega à sua última parada no Cine Brasília. Depois de uma longa trajetória por todo o país, a capital terá a oportunidade de assistir, de 23 a 26 de outubro, a filmes espanhóis atuais premiados em diferentes festivais internacionais.
Além disso, no dia 23, a partir das 18h30, haverá a abertura da mostra com o DJ Clandestino.
A cada ano, a Mostra de Cinema Espanhol, realizada pela Embaixada da Espanha no Brasil, torna-se uma oportunidade para levar o cinema espanhol a diferentes regiões do país, com temas que vão desde planejamento urbano e questões sociais até feminismo, música e comédia, refletindo a diversidade e riqueza do cinema espanhol contemporâneo.
A Embaixada da Espanha fez parceria com 17 cidades brasileiras.
A primeira, em agosto, foi Aracaju, seguida por Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Londrina, Cuiabá, Palmas, Florianópolis, Manaus, São Paulo, São Luís do Maranhão, Viçosa e Belém.
Em outubro, a mostra passou por Boa Vista, Curitiba e Congonhas, finalizando em Brasília, no fantástico Cine Brasília.
Filmes selecionados:
-
As Vantagens de Viajar de Trem — uma comédia que desafia as estruturas narrativas clássicas. A revista Variety o selecionou como um dos 10 filmes espanhóis mais originais da época.
-
El 47 — vencedor do Prêmio Goya de Melhor Filme em 2025, conta a história real de um bairro marginalizado que conseguiu levar um ônibus urbano até lá.
-
Nas Margens — produzido e estrelado por Penélope Cruz, aborda a crise imobiliária na Espanha.
-
Porquinha — adaptação do curta de sucesso homônimo, estreou no Festival de Cinema de Sundance e rendeu o Prêmio Goya de Melhor Atriz Revelação (2022).
-
A Estrela Azul — baseado na vida do músico Mauricio Aznar, mistura ficção com imagens reais e contou com colaboração de comunidades musicais argentinas para garantir autenticidade.
A Mostra de Cinema Espanhol é gratuita.
Siga as redes sociais da Embaixada da Espanha e do Cine Brasília para mais informações: