TERRA FRATURADA

Exposição de Renate Graf
De 11/06 a 15/09/2025.
Museu de Arte de Brasília – MAB.
De terça a domingo, das 10h às 19h
Classificação Etária Livre.
Entrada gratuita.
A exposição Terra Fraturada segue em itinerância e chega a Brasília, capital do Brasil, em um ano marcado por intensos debates nacionais sobre a crise climática, a preservação da Amazônia e os preparativos para a pré-COP30.
A cidade de Niterói, pioneira desta iniciativa ambiciosa, e a Embaixada da Áustria, fortemente comprometidas com as causas ecológicas, uniram forças para tornar possível esse projeto artístico de grande alcance. No MAB, a exposição assume um novo formato: cerca de trinta fotografias em preto e branco de grandes dimensões (1,50 m x 1 m), além de vitrines com livros fotográficos de Renate Graf.
No dia 11 de junho às 16h ocorrerá a cerimônia de abertura com palestras e um brinde emhonra a exposição destas obras que revelam os caminhos, a espiritualidade, a emoção e o engajamento da artista com a natureza — sua beleza, fragilidade e equilíbrio ameaçado.
As imagens poéticas de Renate Graf, desvelam as fraturas silenciosas do nosso planeta.
Por meio de seu olhar, delineia-se uma geografia ferida: o derretimento das geleiras na Sibéria e no Alasca, as secas da Anatólia, os lixões a céu aberto no Brasil, a super consumação e a acumulação devastadora de plásticos nas sociedades modernas. Ela também aborda as estruturas sociais, ao registrar a arquitetura densa e orgânica das favelas, questionando nossa relação com o habitat, com o coletivo e com a solidariedade
Pensada como um percurso de consciência, a exposição se inscreve plenamente no espírito da pré-COP30. Ela não apenas denuncia os danos, mas convoca à mudança.
Propõe uma reflexão urgente sobre nossos comportamentos e sobre a responsabilidade.
Em Brasília, Terra Fraturada encontra uma ressonância especial. A capital administrativa dopaís torna-se palco de um despertar necessário, um chamado à ação para que o futuro nãoseja uma fratura irreversível.
Agradecemos à Embaixada da Áustria, à cidade de Niterói e seus representantes, especialmente ao prefeito Rodrigo Neves, ao Secretário das Culturas de Niterói Leonardo Giordano e à presidenta da FAN Micaela Costa, pelo apoio decisivo e pelo engajamento exemplar. Agradecemos também a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e ao MAB, que recebe esta etapa brasileira com generosidade e convicção.
Direção de Produção
Elaine Rollemberg
Impressões em Fine arte
PRINT Studio
Montagem
José Nazareno Batista de Lima
Iluminação
Jefferson Nascimento Latim
Plotagem
RG Midia Outdoor Ltda ME
APOIO
Governo do Distrito Federa
Governador
Ibaneis Rocha
Vice-Governadora
Celina Leão
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Secretário
Francisco Claudio de Abrantes
Secretária Adjunta
Patrícia Paraguassu Carvalho Emerenciano
Subsecretário do Patrimônio Cultural
Felipe Ramón Moro Rodríguez
Coordenação de Museu e Patrimônio
Mirella Patrícia Melo Ximenes