Com entrada gratuita, de 18 a 23 de março acontece a mostra competitiva da 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília com a mais recente produção mundial de filmes de gênero. A programação conta com filmes aclamados pela crítica e a audiência em festivais ao redor do planeta e premiados em alguns dos mais importantes do mundo, como o Oscar 2025. Como parte da programação, acontecem uma oficina para crianças, bate-papos e mesas com especialistas e críticos de cinema.
Com programação contendo 42 filmes de 17 países e focada na produção do Sul Global, de 18 a 23 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a mostra competitiva do 6º Festival Internacional do Cinema Fantástico de Brasília (FIC Fantástico). Durante os seis dias do festival, o público assistirá à mais recente produção de um gênero da sétima arte com legiões de fãs que lotam salas de cinema ao redor do mundo. Com entrada gratuita, as sessões acontecem no Cinema do CCBB Brasília, de terça a sexta, das 14h às 20h. No sábado, das 10h30 às 20h, e no domingo, das 11h30 às 17h, com premiação oficial às 18h. As entradas para as sessões devem ser retiradas com 24 horas de antecedência na bilheteria do CCBB Brasília ou pelo site bb.com.br/cultura. A programação e a classificação indicativa das sessões do 6º FIC Fantástico estão disponíveis no site bb.com.br/cultura, na página do festival ficfantastico.com.br e nas redes sociais @ccbbbrasilia e @ficfantastico
Josiane Osorio, idealizadora e uma das curadoras do FIC Fantástico, afirma que a principal característica da mostra é trazer para o público a mais recente produção mundial, sendo muitos deles inéditos no Brasil e outros que não devem entrar nos circuitos comerciais de cinema nem de streaming. “É uma oportunidade única de ver o que há de mais inovador em termos de roteiro, linguagem, temática e técnica cinematográfica”, ressalta a curadora. O cinema fantástico começou com a própria história do cinema, na segunda metade do século XIX. Hoje, é um gênero cultuado por cinéfilos ao redor do mundo. É através da fantasia, do sobrenatural, da ficção científica, do horror e da magia que esses filmes transportam os espectadores para mundos imaginários repletos de mistérios, jornadas de descobertas, personagens assombrosos, super-heróis e criaturas fantásticas. “Teremos muitos filmes de horror, de fantasia, de zumbis (um clássico do cinema fantástico) e o Brasil e a América Latina são polos dessa produção que encanta e atrai um público fiel aos cinemas”, completa Josiane.
A equipe de curadoria do FIC Fantástico, formada pelos pesquisadores e realizadores Rodrigo Campos e Rodrigo Luiz Martins, além de Josiane, privilegiou uma produção recente e pungente para as mostras competitivas. Rodrigo Martins afirma que os curadores buscaram abarcar todas as possibilidades de realização que o cinema fantástico permite, selecionando filmes infantis com personagens divertidos do universo dos contos de fadas. Para o público adulto, os filmes selecionados trazem histórias de horror mais extremo.