Entre os destaques da agenda internacional do Governo Federal esta semana estiveram as medidas adotadas pelo Brasil para o acolhimento dos novos voos de brasileiros repatriados dos EUA. O próximo pouso está previsto para o dia 7/2, em Fortaleza.
Os voos estão sendo acompanhados pelo grupo de trabalho que reúne representantes do governo brasileiro e do governo estadunidense. As reuniões tiveram início nesta semana. Em entrevista, o presidente Lula enfatizou a garantia do governo brasileiro pelo tratamento humanitário aos repatriados dos EUA.
Em conversa com jornalistas, o presidente Lula também reafirmou que distribuição de renda, inclusão social, crescimento econômico, educação e civilidade democrática são as marcas do seu terceiro mandato, e elencou uma série de fatores que têm merecido atenção do Governo Federal desde janeiro de 2023.
Durante a semana, o secretário executivo da ONU sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, esteve no Brasil e reforçou a importância do país como negociador-chave nos assuntos climáticos na COP30 Amazônia. O ministro Rui Costa detalhou investimento de R$ 4,7 bilhões do Governo Federal, além dos recursos do município e do governo do Estado do Pará, para realização da conferência.
De sua parte, o Ministério da Agricultura e Pecuária, alinhou, com a Frente Parlamentar da Agropecuária, as estratégia e posicionamentos da área em relação à COP30. O setor planeja apresentar ao mundo as conquistas e boas práticas da agropecuária brasileira referentes ao combate às mudanças climáticas.
Ainda em relação à Amazônia, na segunda-feira (3), os ministros de Relações Exteriores da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica se reuniram em Paramaribo, Suriname, dando início ao mandato do novo Secretário-Geral, o colombiano Martin von Hildebrand.
Nos estados do Amazonas e Roraima, as forças nacionais seguem no combate ao garimpo ilegal. Uma megaoperação federal apreendeu uma tonelada de cassiterita extraída ilegalmente da Terra Yanomami e destruiu uma aeronave. Para dar suporte às ações de desintrusão, foi inaugurada uma nova unidade de proteção territorial do Exército no território indígena.
Já no Pará, a Operação Munduruku avança no combate ao garimpo ilegal e entra em nova fase de ação. Em quase três meses de atuação, a operação causou um prejuízo de R$ 112,3 milhões às atividades ilícitas.
Com a melhoria das condições de suprimento de energia elétrica no país, o Brasil intensificou a exportação de energia para Argentina e Uruguai. As transações ocorreram ao longo de janeiro e devem seguir em fevereiro, sem afetar a segurança energética brasileira.
Brasil avança na organização da Copa do Mundo Feminina de 2027. O comitê da FIFA, em visita ao país, se reuniu com representantes dos Ministérios do Esporte, da Fazenda, do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores para debater as prerrogativas para a realização da competição mundial.
Foi oficializada a candidatura de dois teatros da Amazônia à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Teatro da Paz, em Belém (PA).
Estas e outras notícias sobre a agenda internacional do Governo Federal você pode acompanhar na seleção de notícias abaixo.
Presidente enfatiza tratamento humanitário a repatriados dos EUA
Em entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula reforça que o Governo Federal está mobilizado para garantir cuidados e garantias a brasileiros que cheguem em voos de deportação
https://bit.ly/4i6jjmX
Novo voo de brasileiros repatriados dos EUA – nota conjunta MRE/MJSP/MDH/MD
O próximo voo, previsto para esta sexta-feira, 7 de fevereiro, terá uma nova rota, o que reduzirá o tempo total de viagem.
https://bit.ly/3Q96NXK
Para Lula, distribuição de renda, inclusão social, crescimento econômico, educação e civilidade democrática são marcas do terceiro mandato
Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, presidente aborda uma série de temas que considera fundamentais