segunda-feira, 20 outubro, 2025
18.5 C
Brasília

Israel e Polônia lembram “Noite dos Cristais” em Brasília

Por Claudia Godoy

Em memória do “Kristallnacht Pogron”, ou a “Noite dos Cristais “, lembrados nestes 9 e 10 de novembro em todo o mundo, as embaixadas de Israel e da Polônia realizaram, nesta semana, em Brasília, recital de piano e conversa com a escritora Sarita Mucinic Sarue sobre o livro “Janusz Korczak, uma vida em defesa da infância”. O livro conta a vida de Janusz Korczak, que se dedicou às crianças órfãs da Segunda Guerra Mundial.

O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e o vice-chefe de Missão polonês,  Maciej Brodowicz, ressaltaram que as duas embaixadas estão realizando uma série de eventos para destacar pessoas extraordinárias que deixaram legado e testemunho vital de reflexões e ações pedagógicas como ponto de referência atemporal.

Neste início de novembro é lembrado o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo. Esta data marca a Noite dos Cristais, episódio dos mais sombrios da história da humanidade. 

O “Kristallnacht Pogron” ocorreu entre 9 e 10 de novembro de 1938 e se tornou histórica porque ficou ligada aos eventos que levaram ao Holocausto. Nesta data, sinagogas e lojas de pessoas judias foram queimadas, danificadas ou saqueadas.  Além disso, mais de 30 mil homens judeus foram presos e 91 foram mortos.

Isso aconteceu em represália ao assassinato do diplomata alemão Ernst vom Rath, em Paris. Ele foi morto a tiros por Herschel G rynszpan, um judeu-polonês de 17 anos, dois dias antes da “Noite dos Cristais”.  O ataque teria sido resultado do fato de que sua família – junto com milhares de outros judeus-poloneses – terem sido expulsos da Alemanha. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img