O destaque da agenda internacional do Governo Federal nesta semana foi a declaração conjunta de Brasil e Colômbia sobre as eleições presidenciais na Venezuela. Os presidentes Lula e Petro permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados de votação.
Durante a semana, o presidente Lula também conversou com a presidenta do Peru, Dina Boluarte. Ela agradeceu o apoio brasileiro na representação dos interesses do país na Venezuela, após o rompimento de relações diplomáticas. Lula agradeceu o convite para participar na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em novembro próximo, em Lima, e manifestou interesse em comparecer.
No Palácio do Planalto, o presidente recebeu propostas do B20 Brasil, fórum de engajamento empresarial do G20, direcionadas à elaboração de políticas públicas, propondo soluções para grandes desafios globais, como a transição energética e o processo de descarbonização, a transformação digital, o combate à fome, pobreza e as desigualdades sociais.
Já em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Lula lançou a Política Nacional de Transição Energética, com expectativa de atrair R$ 2 trilhões em investimentos na chamada economia verde, em dez anos.
Durante a semana foram também realizados dois grandes anúncios de estatísticas relativas à população brasileira. Segundo o IBGE, a população do Brasil chegou a 212, 6 milhões de habitantes. Já o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades apontou que, em 2023, houve queda de 40% da extrema pobreza, além da redução de 20% do desemprego e aumento real do rendimento médio da população de 8,3%.
Frente à crise de incêndios no país, o presidente Lula visitou a central de monitoramento do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), na sede do Ibama, em Brasília, para acompanhar a situação em São Paulo, no Pantanal e na Amazônia, e garantiu apoio aos estados.
Governo Federal segue no trabalho de combate e de investigação das origens dos incêndios. Polícia Federal vem ampliando os esforços no combate a crimes ambientais, especialmente no que diz respeito aos incêndios florestais.
Além disso, foram mobilizados 600 militares para combate às queimadas em São Paulo. A operação que ocorre desde quinta-feira (22) conta, atualmente, com cinco helicópteros das Forças Armadas e uma aeronave multimissão.
A soma de esforços entre as Forças de Segurança do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami resultou em ganhos importantes contra o garimpo ilegal no mês de agosto. Conforme dados da Casa de Governo, órgão responsável pela coordenação das operações, 38 prisões foram realizadas dentro da terra indígena nesse mês.
Em Salvador, teve início a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que vai até sábado (31). A conferência reune especialistas, pesquisadores, personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, além de setores público e privado. A programação abordará temas como Pan-Africanismo, Memória, Restituição, Reparação e Reconstrução.
Na abertura dos Jogos Paralímpicos em Paris, a cerimônia enfatizou a busca pela acessibilidade plena e por uma realidade que permita oportunidades iguais para todas as pessoas. Dos 280 atletas brasileiros que participam da competição, 274 (97,8%) integram ou integraram o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal.
Declaração conjunta de Brasil e Colômbia
Os presidentes Lula e Petro permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral da Venezuela somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis.
https://bit.ly/3Zolv35
Lula conversa por telefone com a presidenta do Peru, Dina Boluarte
Ambos reafirmaram a importância da democracia e da integração política, econômica e logística sul-americana. Lula manifestou interesse em comparecer à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em novembro próximo, em Lima.
https://bit.ly/3Xn3Ret
Presidente Lula recebe propostas do B20 Brasil direcionadas à elaboração de políticas públicas
Objetivo do fórum de engajamento empresarial é assegurar mais tempo para a análise das recomendações propostas pelo setor privado, antes do encontro de líderes do G20, agendado para novembro.
https://bit.ly/474EmSt
Presidente Lula lança a Política Nacional de Transição Energética, com expectativa de atrair R$ 2 trilhões
Iniciativa aprovada em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai impulsionar investimentos na chamada economia verde.
https://bit.ly/4dZfiyA
População do Brasil chega a 212,6 milhões de habitantes, aponta IBGE
Mais de 30% dos brasileiros estão em 48 cidades com mais de 500 mil habitantes. São Paulo continua sendo o município mais populoso do país.
https://bit.ly/3MqdeDP
Extrema pobreza no Brasil tem queda de 40% em 2023
Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades ainda aponta redução de 20% no desemprego e ganho real no rendimento médio de 8,3%.
https://bit.ly/3AKPGXO
Presidente Lula monitora incêndios no país e garante apoio aos estados
Acompanhado da ministra Marina Silva, presidente visitou a central de monitoramento de incêndios florestais em Brasília neste domingo (25).
https://bit.ly/474Ir8Z
Polícia Federal intensifica investigações sobre incêndios
Atualmente, a PF tem 5.589 inquéritos policiais (IPLs) em trâmite sobre temáticas ambientais, sendo 32 destes diretamente relacionados a incêndios.
https://bit.ly/3Z70ee2
Defesa mobiliza 600 militares para combate às queimadas em São Paulo
Operação que ocorre desde quinta-feira (22) conta, atualmente, com cinco helicópteros das Forças Armadas.
https://bit.ly/3Z6uQMO
Operações federais na Terra Indígena Yanomami resultam em 38 prisões em agosto
Apenas entre os dias 22 e 26 de agosto, 13 garimpeiros foram detidos, demonstrando o aumento da repressão ao garimpo ilegal na região.
https://bit.ly/47aODwA
Conferência da Diáspora Africana nas Américas começa nesta quinta-feira (29), em Salvador (BA)
Evento vai até sábado (301) e é promovido pelo governo do Togo, União Africana, Governo Federal e Governo da Bahia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Brasil-África.
https://bit.ly/47bNHrx
Brasil anima a Champs-Élysées na abertura dos Jogos Paralímpicos
Cerimônia em Paris enfatizou a busca pela acessibilidade plena e por uma realidade que permita oportunidades iguais para todas as pessoas. 97,8% dos atletas brasileiros que participam da competição integram o Bolsa Atleta do Governo Federal.
https://bit.ly/3z2Mlmr
Gestão apresenta iniciativas de governo digital a representantes de 15 países
Representantes de 15 países participaram da 58ª Conferência Anual do “International Council for Information Technology in Government Administration” (ICA), em Gaborone, no Botsuana. O Ministério da Gestão apresentou as experiências brasileiras com o GOV.BR, a Estratégia Nacional de Governo Digital e o Balcão GOV.BR.
https://bit.ly/4dGHZjP
📅 PRÓXIMOS EVENTOS
CREDENCIAMENTOS ABERTOS
79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
Nova York, EUA, 22 a 28 de setembro de 2024
Data limite: 30/08/2024
https://bit.ly/4e26vMk
29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP29
Baku, Azerbaijão, 11 a 22 de novembro de 2024
https://bit.ly/3YKn4YB