Por Claudia Godoy
O Almirante de Esquadra, Chefe do Estado-Maior da Armada, André Luiz Silva Lima De Santana Mendes, avalia que Brasil e Paquistão possuem potencial para incrementar a colaboração na área militar. Ele visitou o país asiático no último mês e diz que hoje as duas nações possuem uma grande oportunidade de identificar áreas de colaboração. “Compreendo que nosso relacionamento começou há muito tempo. Desde 2010 nós mantemos conversações regulares e penso que esta é uma grande oportunidade de identificar áreas de colaboração “, afirmou o Almirante durante entrevista à imprensa paquistanesa.
Santana Mendes disse que o Brasil tem como área usual de operações o Atlântico Sul. “Nós temos muita experiência com outras Marinhas, relacionamentos com outros países e nós podemos repassar aos paquistaneses a nossa experiência”, analisou o militar, acrescentando que a visita ao Paquistão possibilitará o estabelecimento de novos níveis de colaboração. “É uma boa oportunidade para isso “, garantiu o Almirante para a imprensa do Paquistão.
O Chefe do Estado-Maior da Marinha brasileira disse, ainda, que Brasil e Paquistão possuem diferentes áreas de operações, “mas temos desafios semelhantes nas nossas áreas de operações. “Com a nossa parceria é possível identificar as similaridades dos desafios que enfrentamos”, analisou o Almirante brasileiro. Brasil e Paquistão realizam intercâmbio entre os Estados-Maiores e setores especializados, mas ainda é possível identificar outras áreas de colaboração e de trocas de experiência.