quinta-feira, 19 setembro, 2024
28.5 C
Brasília

Embaixadora do Suriname visita exposição “Amigos das Abelhas”

A embaixadora do Suriname, Angeladebie Ramkisoen, visitou, nesta quarta-feira, 31, a exposição “Amigos das Abelhas: o projeto esloveno no Quilombo África do Pará”, no foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF.  Ela estava acompanhada pela jornalista Claudia Godoy, autora das fotos da mostra. As duas percorreram todas as fotos da exposição e a embaixadora fez questão de saber os detalhes de cada imagem exibida no espaço cultural.

A diplomata destacou o trabalho da embaixadora eslovena Mateja Kracun, que levou auxílio ao Quilombo África, distante cerca de 2 horas de Belém, para a construção de um meliponário com abelhas sem ferrão. O meliponário vai ajudar na preservação da floresta e na geração de renda para a população do Quilombo África.

“Primeiramente, gostaria de parabenizar minha colega, a embaixadora Mateja Kracun, da Eslovênia, pela iniciativa de ajudar o Quilombo África do Pará a criar um meliponário. A embaixadora sempre demonstra simpatia”.

Angeladebie Ramkisoen elogiou o trabalho de Claudia Godoy, que realiza a exposição com o apoio da embaixada eslovena em Brasília.

“Também vi belíssimas fotografias da jornalista Claudia Godoy; meus parabéns pelo excelente trabalho. As imagens revelam detalhes importantes sobre as abelhas e a produção de mel”, afirmoua embaixadora do Suriname.

Angeladebie Ramkisoen também chanou a atenção para o papel fundamental das abelhas na preservação do meio ambiente. “Embora sejam pequenas, as abelhas têm um papel fundamental na proteção da biodiversidade e trazem muitos benefícios para nossa vida”, disse a embaixadora, que ainda agradeceu à Câmara Legislativa do DF pelo espaço.  “Agradeço a oportunidade de estar presente na Câmara Legislativa do DF. Muito obrigado”, finalizou Angeladebie Ramkisoen.

A exposição será encerrada no próximo dia 3 de agosto.  São 30 fotografias que mostram o trabalho esloveno no Quilombo África.  A Eslovênia é o local de nascimento do apicultor  Anton Janša, que é homenageado pelas Nações Unidas no dia 20 de maio pelo trabalho dele no estudo com as abelhas.

As abelhas são essenciais para a biodiversidade porque garantem a polinização das plantas. Hoje, elas sofrem ameaças devido ao uso indiscriminado de pesticidas e agrotóxicos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img