sábado, 7 setembro, 2024
20.5 C
Brasília

Declaração à imprensa da secretária do Tesouro dos EUA, Yellen, com o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad

Por Embaixada dos Estados Unidos

Ministro Haddad, foi um prazer encontrá-lo no início desta semana, e estou muito feliz por estarmos anunciando em parceria o lançamento da Parceria Climática Fazenda Brasil-Tesouro dos Estados Unidos hoje.

Este anúncio baseia-se na longa história de nossos dois países. Existem laços profundos entre os EUA e o Brasil, incluindo uma forte relação comercial e de investimento. Nossos países também compartilham um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo, reconhecendo que, como as duas maiores economias do Hemisfério Ocidental, avançar no trabalho sobre o clima, natureza e biodiversidade pode trazer benefícios não apenas para nossas economias, mas também para a região e para a economia global.

O anúncio de hoje também se baseia nos esforços significativos das equipes do Tesouro e da Fazenda nos últimos anos. Desde o início do governo Biden, temos trabalhado para aumentar a colaboração com o Brasil em prioridades compartilhadas relacionadas ao clima e ao meio ambiente. O Brasil colocou essas questões no topo da agenda de sua presidência do G20, e juntos temos dado continuidade em um trabalho ambicioso, inclusive através dos bancos multilaterais de desenvolvimento e fundos climáticos. Também estamos fortalecendo a coordenação para combater o financiamento ilícito de crimes ambientais. Nesta primavera, aprofundamos ainda mais nosso compromisso com a colaboração após as enchentes sem precedentes no Rio Grande do Sul. Foi uma das muitas tragédias recentes que revelam a grave ameaça que a mudança climática e a perda de natureza e biodiversidade representam para vidas, meios de subsistência e economias em todo o mundo.

Nossa nova parceria também se baseia no trabalho que cada um de nós tem realizado. Nos EUA, a Lei de Redução da Inflação e a Lei de Infraestrutura Bipartidária estão tornando nossa infraestrutura mais resiliente, apoiando investimentos em conservação e impulsionando o crescimento nas indústrias de energia limpa. O Tesouro está liderando a implementação da Lei de Redução da Inflação e perseguindo muitas outras ações, incluindo o lançamento dos Princípios para Financiamento e Investimento Net-Zero no outono passado e os Princípios para Participação Responsável em Mercados de Carbono Voluntários, com outras agências federais dos EUA, nesta primavera.

Enquanto isso, o Brasil está empenhado em uma ampla variedade de políticas e investimentos que mostram como um mercado emergente pode conservar recursos naturais, proteger a biodiversidade, se adaptar a um clima em mudança e construir uma manufatura limpa. A Fazenda, assim como o Tesouro, está desempenhando um papel de liderança em nossos países, incluindo a implementação do Plano de Transformação Ecológica do Brasil, desde o desenho de plataformas inovadoras de investimento verde até o lançamento de novos designs de mercado de carbono.

Nossa história, trabalho conjunto recente e agendas complementares significam que vemos muito a ganhar com ações coordenadas e colaborativas adicionais. Com esta parceria, agora planejamos trabalhar juntos bilateral e multilateralmente para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes de hoje e fortalecer a economia verde da região.

Nosso trabalho será focado em quatro áreas principais:

Primeiro, pretendemos trabalhar para fortalecer nossas cadeias de suprimento de energia limpa, incluindo o desenvolvimento de ferramentas políticas que atraiam investimentos do setor privado.

Segundo, pretendemos apoiar esforços para melhorar a integridade e eficácia dos mercados de carbono voluntários, inclusive através da realização de intercâmbios técnicos.

Terceiro, pretendemos trabalhar para mobilizar financiamento e desenvolver soluções inovadoras para conservar e restaurar a natureza e a biodiversidade, inclusive através dos bancos multilaterais de desenvolvimento e fundos climáticos multilaterais.

E quarto, estamos comprometidos com o trabalho conjunto para facilitar o acesso dos países aos recursos dos fundos climáticos multilaterais, trabalhando para simplificar e harmonizar processos, aumentar a ambição e mobilizar financiamento privado.

Em todas essas e outras áreas, nos beneficiaremos da liderança e expertise um do outro. Então, deixe-me agradecer ao ministro Haddad por nossa colaboração contínua e futura. Estou ansiosa pelo trabalho conjunto à frente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img