terça-feira, 23 julho, 2024
21.5 C
Brasília

Belgica se despede do Conselho da UE

Por Claudia Godoy

O embaixador da Bélgica, Peter Claes, destacou a parceria  “estratégica e cada vez mais importante” com o Brasil durante evento em Brasília para marcar a despedida da liderança no Conselho da União Europeia. 

“Durante a presidência belga a cooperação com a América Latina e com o Brasil ficou centrada na luta contra o crime organizado e o tráfico de drogas”, disse o diplomata ressaltando, ainda, que em relação ao acordo Mercosul/União Europeia “a Bélgica não desempenhou papel para o bem ou para o mal”.

Os convidados ouviram atentamente o discurso do embaixador Peter Claes na representação diplomática em Brasília.  📸Claudia Godoy

O diplomata afirmou que durante a liderança conseguiu cumprir a agenda legislativa prevista com sucesso. Ele citou o Pacto para a Migração e o Asilo, a Lei Europeia da Liberdade dos Meios de Comunicação e a Leia da Inteligência Artificial.

A presidência belga, ainda segundo o embaixador, também alcançou acordos políticos sobre 74 dossiês. Conseguiu a aprovação para a adesão da Ucrânia e da Moldávia à UE. “Outros países também tiveram discussões frutíferas durante a liderança belga”, afirmou Claes. Ele citou também progressos no Pacto Ecológico Europeu e na política energética da Europa, com o Acordo de Paris. O embaixador bela lembrou “que as pedras da construção estão aí. A Europa está levando à sério sua liderança democrática do Estado de Direito, direitos humanos e igualdade”.

spot_img
spot_img