segunda-feira, 17 junho, 2024
10.5 C
Brasília

Mostra de cinema na Semana da Língua Alemã

OUTROS DESTAQUES

 

Na ocasião da 8ª Semana da Língua alemã, As Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça apresentam a Mostra de Cinema de Língua Alemã que acontece neste mês de junho.

Aproximadamente 130 milhões de pessoas ao redor do mundo falam alemão como língua materna ou segunda língua, e aqui no Brasil, o idioma também é bastante difundido. Por isso, essa celebração e as variadas atividades têm sempre muito sucesso no Brasil inteiro. O website https://semanadalinguaalema.com.br/ permite acesso ao vasto programa proposto em todo o Brasil.

 

Em Brasília, entre outras atividades, as Embaixadas, com o apoio do Sesc DF, prepararam uma Mostra de Cinema gratuita composta de um filme de cada país que acontecerá do dia 03 de junho até 07 de junho no Théatro Ary Barroso, localizado no Sesc Estação 504 Sul.

 

 

MOSTRA DE CINEMA DE LÍNGUA ALEMÃ

 

Em Brasília, uma mostra de cinema vai movimentar o SESC do 3 ao 7 de junho. Serão apresentados 5 filmes, todos legendados em português e com entrada franca. Entrada sujeita a lotação máxima de 90 lugares.

 

 

Serviço:

Mostra de cinema de língua alemã

SESC 504 Sul

De 03/06 a 07/06, às 19h.

Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala (90 lugares).

Abertura com coquetel após o filme no dia 03/06 – acesso sejeito a lotação da sala e por ordem de chegada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação

 

 

 

SEGUNDA 03/06 – 19h

Bom dia Ticino (Bon Schuur Ticino)

De Peter Luisi – 2023 – Suíça

89 min – Comédia – Classificação: 16

Idioma: DE,FR,IT(legendado em português).

 

 

 

 

 

 

 

 

A iniciativa “No Bilingual” agora exige o uso de um único idioma nacional! O resultado: uma votação popular insana mergulha o país em um estado de caos nacional. Ainda mais quando o veredicto é dado: a Suíça se torna um país unilíngue… E de língua francesa! Muitos cidadãos ficam subitamente em um estado de crise. Isso é particularmente verdadeiro para Walter Egli, um suíço-alemão que trabalha para a polícia federal e é responsável por garantir que a transição para o unilinguismo ocorra sem problemas. Juntamente com seu parceiro na Suíça francófona, ele investiga um grupo de resistência emergente no sul da Suíça, que está usando todos os meios à sua disposição para se opor à implementação da iniciativa.

 

 

 

TERÇA 04/06 – 19h

Vor der Morgenröte port.: Stefan Zweig – Adeus Europa                                                                            

De Maria Schrader –  2016. Áustria, Alemanã, França.

106 min – Drama – Classificação: 16

Idioma: DE (legendado em português).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O filme Stefan Zweig – Adeus Europa fala episodicamente da vida do escritor austríaco Stefan Zweig no exílio. No auge de sua fama mundial, ele é forçado a emigrar e fica desesperado em face do conhecimento sobre a queda da Europa, que ele prevê cedo. A história de um refugiado, a história da perda do velho e procurando uma nova casa. Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York, Petrópolis são quatro estações no exílio do Stefan Zweig, que apesar de ser refúgio seguro, recepção hospitaleira e ter natureza tropical, não deixam ele encontrar a paz e não podem substituir a casa. Um filme histórico visualmente deslumbrante sobre um grande artista e ao mesmo tempo um filme sobre o momento em que a Europa estava em fuga.

 

QUARTA 05/06 – 19h

O Falsificador (Der Passfälscher)

De Maggie Peren – 2022 – Luxemburgo, Alemanha

90 min – Drama – Classificação: 16

Idioma: DE (legendado em português)

 

 

 

Cioma Schönhaus tem 21 anos e não deixa ninguém tirar seu entusiasmo pela vida, nem mesmo os nazistas. Ele quer descobrir a vida, mas tem o infortúnio de viver como judeu em Berlim na década de 1940. Como os melhores esconderijos estão à vista de todos, Cioma decide sair para a luz para escapar da deportação. Usando a identidade de um oficial da marinha que ele mesmo criou, ele se lança na vida noturna da cidade e encontra uma frágil esperança em uma relação amorosa durante os momentos mais sombrios da guerra. Duante o dia, ele forja identidades com apenas um pincel, um pouco de tinta e uma mão firme – e salva a vida de muitas pessoas. No entanto, seu talento o coloca cada vez mais em perigo.

 

 

 

QUINTA 06/06 19h

A Glória da Vida (Die Herrlichkeit des Lebens)

De Georg Maas e Judith Kaufmann – 2024 – Alemanha, Austria

96 min – DE – Classificação: 16

Idioma: DE (legendado em português).

 

 

 

Dora Diamant e Franz Kafka se conhecem em 1923, em uma praia do Mar Báltico. Embora sejam completamente diferentes, não conseguem mais ficar longe um do outro. Quando o estado de saúde de Kafka se agrava, ele decide ir viver com Dora em Berlim, onde aproveitam intensamente cada minuto que lhes resta. Um filme emocionante sobre o último ano de vida de Kafka.

“A Glória da Vidaˮ é imperdível para fãs de Kafka e para todos os amantes das letras.”

 

 

 

SEXTA 07/06 – 19h

Nove e Meia (Halb Zehn)

De Manuel Liebscher e Maximilian Aigner – 2023. Bélgica, Alemanhã

65 min – Drama – Classificação: 16.

Idioma: DE, FR, EN (legendado em português).

 

 

 

Em seis episódios curtos, pessoas se encontram em situações embaraçosas durante o café da manhã com alguém que preferiam evitar.

Em Babelsberg, dois atores competem por suas experiências em Hollywood. Em Düsseldorf, duas francesas invejam a vida uma da outra. Em uma obra, na Renânia do Norte-Vestfália, um polidor autoritário instrui uma arqueóloga sem consultá-la. Em Ehrenfeld, um recém-separado visita um amigo de sua ex para pegar pertences deixados para trás. Em Bruxelas, um consultor holandês tenta vender seus serviços a um fabricante de armas búlgaro. na região de Eifel, na Bélgica, o dono e o herdeiro de uma empresa tradicional discutem o legado do avô falecido.

 

 

spot_img
spot_img