segunda-feira, 17 junho, 2024
10.5 C
Brasília

Embaixador do Japão na cerimônia do chá de exposição de sumi-e em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

O embaixador do Japão, Hayashi Teiji, foi convidado para a Cerimônia do Chá,  nesta sexta-feira, na Câmara Legislativa do DF.  Durante a cerimônia os japoneses servem e bebem o “matcha”, um chá verde pulveriza.
A cerimônia é baseada nas sensibilidades japonesas influenciadas pelo budismo zen.

A cerimônia do chá foi realizada durante a exposição e oficinas de pintura japonesa Sumi-e intitulado “Densho: o Caminho do Sumi-e no Brasil”, que está sendo realizada, neste mês de maio, no Foyer do Plenário,  da Câmara Legislativa do Distrito Federal CLDF. A visitação é livre.

O embaixador japonês participa da exposição “Densho: o Caminho do Sumi-e no Brasil” como artista convidado. Na mostra estão ainda as obras de sumi-e de artistas do Brasil, Japão e China. Obras do Mestre Ransui Yakata (da International Chinese Calligraphy and Ink Painting Society ICCPS) também estão presentes na mostra.

Estão presentes, também na mostra, obras dos alunos do CED Agrourbano Ipê e das aulas regulares de sumi-e.

A exposição Sumi-e intitulado “Densho: o Caminho do Sumi-e no Brasil”, está sendo realizada, neste mês de maio, no Foyer do Plenário. 📸Claudia Godoy
A cerimônia do chá foi realizada durante a Exposição e oficinas de pintura japonesa. 📸Claudia Godoy.
O conceito japonês Sumi-e (ideograma japonês 墨 給) significa “pintura com tinta preta” ou, mais precisamente, “encontro das linhas realizadas com sumi”. O sumi é a fuligem resultante da queima de óleos vegetais ou o carvão resultante da queima de galhos de pinheiro japonês. 📸Claudia Godoy

spot_img
spot_img