terça-feira, 23 julho, 2024
21.5 C
Brasília

Festival do Japão Brasília chega à 12ª edição

Entre os dias 24 a 26 de maio, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade será palco da maior atividade de promoção da cultura nipo

Por Embaixada do Japão

Criado há 12 anos para construir uma ponte cultural entre Brasil e a terra do sol nascente, o Festival do Japão Brasília tem como objetivo promover a arte, a música, a dança, o esporte, a culinária e a cultura nipo-japonesa. Durante três dias, a capital federal recebe o maior e consolidado evento festivo que vai compartilhar os costumes e os valores que a cada dia vêm sendo cultivados em solo brasiliense. 

Festival do Japão Brasília será realizado no  Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, entre os dias 24 e 26 de maio e tem a estimativa de receber mais de 50 mil pessoas. Para divulgar a cultura japonesa, o evento prevê uma série de atrações e durante os três dias de programação intensa, reunirá o melhor da cultura japonesa com shows de cantores locais e dos Estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e de Goiás.

As apresentações incluem danças típicas como o Odori e Yosakoi Soran, grupos de taiko (tambores) e atrações como o Grupo Kagura do Brasil, especializado em Teatro Kagura, com mais de 800 anos de história, o Shishimai (dança do leão). A programação conta, ainda, com concurso de beleza Miss Nikkey DF, Concurso Cosplay e parada de quimonos.

O público do festival poderá conferir exposições de artes japonesas como origami (dobradura de papel), Ikebana (arranjos florais), sumi-ê (pintura), shodô (caligrafia artística) e bonsai (árvores miniaturizadas), além de oficinas de artes marciais, espaço de variedades com venda de presentes, vestuário, produtos importados e praça de alimentação com uma variedade de estandes de culinária do Japão.

De acordo com o presidente da FEANBRA – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, Roberto Nakashima, o Festival do Japão Brasília atrai um grande público que é apaixonado pela culinária japonesa. Durante os três dias de evento, mais de 28 expositores, com experiência em restaurantes, estarão comercializando comidas típicas e sobremesas, tais como: yakisoba, donburi, tempurá de legumes e de camarão, sushi, sashimi, ramen, ebi furai, tonkatsu, gyudon, rare raisu, gyoza, udon e outros.

Na área de bazar, a aposta da organização foi de aumentar o número de participação de comerciantes e lojas. Neste ano, cerca de 100 expositores vão trazer o que tem de melhor do mundo oriental, tais como: tatames, produtos animes, quimonos, bonsai, vestuário, produtos de estética e de massagens, além de associações de escola de língua japonesa e de intercâmbio cultural.

 Cultura e turismo

Correalizadora do evento, a Embaixada do Japão estará mais uma vez presente no festival com um estande para atender ao público com informações sobre turismo, bolsas de estudo e a cultura do Japão. “É uma alegria ver como o festival, que nasceu de um desejo de união e celebração da comunidade nikkei local, cresceu para se tornar um dos maiores eventos do calendário oficial de Brasília. Temos grande satisfação em fazer parte dessa história e em poder prestigiar anualmente o público que aprecia a cultura japonesa no Brasil”, testemunha o embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji.

No primeiro festival realizado desde a isenção de visto para turistas brasileiros, introduzida em setembro de 2023, a Embaixada do Japão vai promover pontos turísticos japoneses e apresentar algumas das maiores atrações do país para visitantes estrangeiros. “Esperamos que, ao conhecer esse ‘Japão no Brasil’ celebrado no festival, nossos amigos brasileiros sejam inspirados a incluir o Japão em seus planos de viagem”, ressaltou o embaixador.

 Tradição

De acordo com o organizador do evento, Kuniyoshi Yasunaga, o Festival do Japão foi idealizado pela FEANBRA em 2012, com o objetivo de reunir todas as associações nipo-brasileiras e grupos culturais da região em um único e grande projeto e atingir melhores resultados na difusão da cultura japonesa, além de promover a coletividade, um dos principais princípios do povo japonês.

“Além de promover os nossos costumes, o Festival do Japão Brasília é uma iniciativa que mantém viva a memória dos pioneiros de origem nipônica que tiveram importante papel na implementação da agricultura local. Assim como, proporcionar a interação dos povos, democratizar o acesso à cultura e contribuir na geração de renda para pequenos produtores artesanais”, explica.

O Festival do Japão Brasília tem a co-realização da Embaixada do Japão no Brasil e apoio institucional da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília, Japan Foundation, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão Representação no Brasil, Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, BUNKYO – Sociedade de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Fundação Kunito Miyasaka.

 12º Festival do Japão de Brasília

Quando: 24 a 26 de maio de 2023. Sexta e sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 20h.

Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Ingressos: R$ 25 (meia entrada*) e R$ 50 (inteira), em venda antecipada no Sympla.

Classificação indicativa: livre

spot_img
spot_img