segunda-feira, 17 junho, 2024
10.5 C
Brasília

Polônia celebra Data Nacional em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

A embaixadora da Polônia, Bogna Janke,  lembrou,  na última semana, em Brasília, os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul durante a cerimônia pela Data Nacional polonesa.

A embaixadora da Polônia,  Bogna Janke,  durante o discurso, em Brasília.  📸Claudia Godoy. 
A solidariedade da embaixadora ao povo gaúcho foi acompanhada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que é de origem polonesa. 📸Claudia Godoy
A data marcou o aniversário da promulgação da Constituição de 3 de maio de 1791.📸Claudia Godoy.
O piano estava presente com belas composições polonesas executadas com maestria pelo músico convidado. 📸Claudia Godoy
Janke ressaltou a missão de fortalecer as relações políticas e criar ainda mais condições para a cooperação econômica com o Brasil. 📸Claudia Godoy.
Detalhes dos livros disponibilizados pela embaixada polonesa para os convidados. 📸Claudia Godoy.
A embaixadora polonesa destacou durante o discurso a importância da histórica constituição.📸Claudia Godoy.
A recepção contou com a presença de diplomatas, autoridades, comunidade polonesa e imprensa. 📸Claudia Godoy.
A secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores,  Maria Luísa Escorel de Moraes. 📸Claudia Godoy

A solidariedade da embaixadora ao povo gaúcho foi acompanhada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que é de origem polonesa. A data marcou o aniversário da promulgação da Constituição de 3 de maio de 1791.

A embaixadora polonesa destacou durante o discurso a importância da histórica constituição. Janke ressaltou a missão de fortalecer as relações políticas e criar ainda mais condições para a cooperação econômica com o Brasil.  Ela citou especificamente a eliminação da bitributação. A Polônia é membro da União Europeia há 20 anos.

A Carta polonesa é considerada uma das mais modernas das Europa. Durante o discurso, Lewandowski deu uma verdadeira aula sobre as constituições.

A secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores,  Maria Luísa Escorel de Moraes, disse que a Polônia foi o primeiro pais europeu a promulgar uma Constituição moderna. A diplomata brasileira lembrou que o Brasil é o principal parceiro da Polônia na América Latina.  “Com crescimento de mais de 240% nos últimos dez anos, e trocas comerciais que atingiram US$ 2,6 bilhões de dólares em 2023.

spot_img
spot_img