Por Claudia Godoy
A embaixadora da Polônia, Bogna Janke, lembrou, na última semana, em Brasília, os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul durante a cerimônia pela Data Nacional polonesa.









A solidariedade da embaixadora ao povo gaúcho foi acompanhada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que é de origem polonesa. A data marcou o aniversário da promulgação da Constituição de 3 de maio de 1791.
A embaixadora polonesa destacou durante o discurso a importância da histórica constituição. Janke ressaltou a missão de fortalecer as relações políticas e criar ainda mais condições para a cooperação econômica com o Brasil. Ela citou especificamente a eliminação da bitributação. A Polônia é membro da União Europeia há 20 anos.
A Carta polonesa é considerada uma das mais modernas das Europa. Durante o discurso, Lewandowski deu uma verdadeira aula sobre as constituições.
A secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luísa Escorel de Moraes, disse que a Polônia foi o primeiro pais europeu a promulgar uma Constituição moderna. A diplomata brasileira lembrou que o Brasil é o principal parceiro da Polônia na América Latina. “Com crescimento de mais de 240% nos últimos dez anos, e trocas comerciais que atingiram US$ 2,6 bilhões de dólares em 2023.