segunda-feira, 17 junho, 2024
11.5 C
Brasília

Se aprofunda o diálogo político entre o Cazaquistão e o Brasil

OUTROS DESTAQUES

Brasília, 9 de maio de 2024 – na capital brasileira, foi realizada uma reunião entre o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Kairat Umarov, com parlamentares de ambas as câmaras do Congresso Nacional do Brasil – membros dos grupos de amizade Cazaquistão-Brasil liderados por seus líderes – Senador Esperidião Amin e Deputado Cláudio Cajado.

No seu discurso, o diplomata cazaque familiarizou os parlamentares com o progresso das reformas políticas e socioeconómicas que estão sendo implementadas no Cazaquistão e explicou a essência da reforma constitucional que visa fortalecer as instituições do Estado. Além disso, Kairat Umarov apresentou as principais prioridades da política exterior do nosso país no contexto da agenda global e da interação nas plataformas internacionais. Enfatizando o papel do Brasil como parceiro-chave do Cazaquistão na região sul-americana, o diplomata destacou a importância da diplomacia parlamentar no fortalecimento do diálogo político.

Por sua vez, o senador Esperidião Amin agradeceu ao lado cazaque por organizar a visita da comitiva parlamentar ao Cazaquistão no ano passado para realizar a segunda reunião de grupos de amizade nas câmaras altas do Parlamento. O deputado Cláudio Cajado informou sobre a próxima visita da delegação da Câmara dos Deputados a Astana em novembro deste ano. Em seus discursos, os parlamentares brasileiros apreciaram muito o atual desenvolvimento do Cazaquistão e desejaram sucesso à liderança do país na implementação de reformas e realização dos objetivos.

spot_img
spot_img