segunda-feira, 17 junho, 2024
11.5 C
Brasília

Ásia Central foi apresentada no Instituto Diplomático do Brasil

OUTROS DESTAQUES

Brasília, 10 de maio de 2024 – Por iniciativa e convite do lado brasileiro, o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Umarov, discursou na Mesa Redonda sobre a Ásia Central no Instituto Diplomático do Ministério das Relações Exteriores do Brasil «Rio Branco».

Em seu relatório, Kairat Umarov familiarizou os participantes com o progresso das reformas políticas e socioeconômicas que estão sendo implementadas no Cazaquistão e explicou a essência da reforma constitucional destinada a fortalecer as instituições do Estado.

Houve também uma apresentação sobre a Ásia Central, que incluiu os principais aspectos da cooperação entre os cinco países da região, levando em conta seu potencial de energia, recursos naturais, transporte e logística. O diplomata cazaque familiarizou os presentes com a cultura, o idioma e as tradições comuns dos povos irmãos, bem como com as tendências atuais dos processos de integração no contexto do formato atual das reuniões consultivas dos chefes de Estado da Ásia Central e do trabalho do Fundo Internacional para Salvar o Mar de Aral. A próxima cúpula dos chefes de Estado dos países da Ásia Central será realizada em 9 de agosto em Astana.

Além disso, foi dada atenção à expansão da cooperação inter-regional dentro da estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota e do projeto de transporte do Corredor Transcaspiano para promover rotas comerciais para os mercados da Europa, União Euroasiática, China, Ásia Central e Cáucaso. O evento foi seguido por uma discussão.

spot_img
spot_img